RS terá chuva intensa nos próximos sete dias e formação de 2 ciclones

Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

A próxima semana será marcada por chuva intensa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Entre sexta-feira (7/7) e sábado (8/7), o deslocamento de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical devem provocar chuva na maior parte do Estado, com fortes rajadas de vento, chuva intensa e altos volumes acumulados, principalmente no Litoral Norte, Serra do Nordeste e Região Metropolitana, onde há risco de alagamentos e deslizamentos.

No domingo (9/7), ainda podem ocorrer chuvas fracas e isoladas no setor Nordeste e o ingresso de ar seco mantém o tempo firme nas demais regiões.

Entre segunda (10/7) e quarta-feira (11/7), o deslocamento de uma frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical provocarão chuva intensa, com possibilidade de tempestades e altos volumes acumulados em toda Metade Leste do Estado.

Os totais de chuva esperados devem oscilar entre 25 mm e 50 mm no Planalto, Vale do Uruguai e Missões.

No restante do Estado, estão previstos volumes elevados e que devem oscilar entre 70 mm e 120 mm na maioria das localidades, podendo alcançar até 150 mm em alguns municípios da Região Central, Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana e Litoral Norte.

As informações são do Boletim Integrado Agrometeorológico 13/2023, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Boletim Integrado Agrometeorológico 27/2023 – 6 a 12 de julho 

Comentários

Comentários