Ruy Carlos Ostermann e Luis F. Verissimo são atrações de hoje na Feira do Livro de Osório

Nesta segunda-feira, 1° de dezembro, a cidade de Osório recebe o Encontros com o Professor itinerante. O jornalista Ruy Carlos Ostermann irá entrevistar o escritor e músico Luis Fernando Verissimo. A canja musical fica por conta de Catuípe. O evento faz parte da 23ª Feira do Livro de Osório e acontece na Praça da Catedral, às 19h30min, com entrada franca.

O evento de Osório é o último de uma série especial de Encontros com Professor pelo interior do Rio Grande do Sul. Essa é uma nova etapa do projeto, iniciada em 2008, na qual, além dos eventos quinzenais que ocorrem em Porto Alegre, foram realizados Encontros em outras sete cidades gaúchas.

Natural de Porto Alegre, o escritor e músico Luis Fernando Verissimo mudou-se com a família para Califórnia com apenas sete anos de idade. Em 1950, já de volta a capital gaúcha ele editou com a irmã Clarissa e o primo Carlos Eduardo Martins “O Patentino”, jornal com notícias sobre a família que era colado na parede do banheiro da casa. Foi o início de uma grande carreira como jornalista e escritor. Aos 17 anos, de volta aos EUA, Luís Fernando começou a estudar saxofone.

Nas suas idas e vindas de Nova York, ele se apaixonou pelo jazz, ritmo que o acompanha até hoje. No começo da década de 60, como saxofonista, ele ingressou no seu primeiro grupo musical, Renato e seu Sexteto. Iniciou sua carreira de jornalista na Zero Hora, em Porto Alegre, em fins de 1966, onde começou como copydesk, mas trabalhou em diversas seções (redator, editor nacional e internacional). A partir de 1969, passou a escrever matéria assinada, quando substituiu a coluna do Jockyman, na ZH.

Em 1970 mudou-se para o jornal Folha da Manhã, mas voltou ao antigo emprego em 1975, e passou a ser publicado no Rio de Janeiro também. O sucesso de sua coluna garantiu o lançamento, naquele ano, do livro “A Grande Mulher Nua”, uma coletânea de seus textos. Sinônimo de boa leitura, Luis Fernando é autor de, entre outras obras, são O Analista de Bagé, A Velhinha de Taubaté, da L&PM editores e o mais recente O Mundo é bárbaro, da editora Objetiva.

Aos 10 anos de idade, Catuípe começou apresentando-se juntamente com seus pais em festivais de músicas regionalistas, dando início a sua carreira musical. No entanto, o público pôde conhecer um pouco mais do trabalho dele em 2001, quando se apresentou durante toda temporada de verão no litoral e ficou famoso pelo hit Coração de Reggae. Atualmente está divulgando o seu terceiro CD chamado “Ver o Mar”.

Saiba mais sobre o Encontros com o Professor

Tem o formato de um talk-show, no qual Ruy Carlos Ostermann recebe a cada quinze dias um expoente da cultura brasileira para uma conversa informal com a participação do público. Com a larga experiência jornalística e de âncora de programas radiofônicos, Ruy Carlos Ostermann facilita a aproximação do público de temas e pessoas que normalmente circulam em espaços restritos e elitizados.

Com base no seu conhecimento e experiência, inicia um diálogo sobre tema cultural de domínio do entrevistado, favorece a participação do público com extrema informalidade, desmistificando temas eruditos e muitas vezes tidos como inacessíveis. Além da conversa, reveladora de aspectos não tão conhecidos da produção cultural nacional, o evento finaliza com apresentações musicais de grupos locais, caracterizados pela extrema qualidade do trabalho e pela pouca repercussão na mídia comercial do País.

O Encontros com o Professor tem o patrocínio da Fiat, Copesul Braskem e Banrisul, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Clique aqui e veja programação completa da feira

Comentários

Comentários