Geral

Sacha Haim é o campeão de 2009 no Festival de Balonismo de Torres

Depois de quatro anos sem boas performances em Torres/RS, o pentacampeão (2001-2005) Sacham Haim justificou o nº 1 que leva no balão em 2009 e ganhou pela sexta vez a competição. Ele apresentou uma regularidade exemplar durante os cinco dias e, mesmo perdendo a última prova para seus maiores adversários, foi o campeão do 21º Festival Internacional de Balonismo. “Sinceramente, achei que tinha perdido”, confessou Haim no almoço festivo de premiação, lembrando a sensação com que terminou a competição, enquanto vibrava muito com a vitória em companhia da mulher, dos filhos, de toda a sua equipe e dos amigos.

O piloto paulista foi mal na última Caça à Raposa, vencida pelo terceiro colocado na pontuação geral, o representante de Torres, Eduardo Melo. Em segundo lugar na prova ficou o francês Olivier Devillas, que também era o segundo colocado na classificação. Melo descontou 188 pontos do líder e Devillas, 173; mas a diferença era um pouco maior e Sacha Haim ainda conseguiu terminar o maior Festival de Balonismo da América Latina na frente, mas apenas com 56 pontos de vantagem sobre o francês Devillas. Melo ficou em terceiro lugar e os irmãos paranaenses Caio (campeão do ano passado) e Leandro Chemin, respectivamente, foram quarto e quinto colocados.

O paulista Fábio Passos, vice-campeão do ano passado, fez o bom público que madrugou no Parque do Balonismo neste feriado de Tiradentes vibrar intensamente ao dar a impressão que teria sucesso na Prova da Chave, a primeira da manhã e que valia um Celta zero quilômetro. Ele encontrou a corrente de vento certa, fez uma aproximação muito boa, mas a poucos metros do mastro o balão desviou levemente e não permitiu a ele ficar com o maior prêmio do Festival. No final, Passos terminou na oitava colocação.

O mau tempo do domingo, justamente o dia que deveria levar maior público ao Parque Municipal Odilo Webber Rodrigues, frustrou a expectativa da Prefeitura de Torres, de atingir a marca de 150 mil pessoas. Mas a movimentação no Parque do Balonismo sábado, segunda e terça-feira entusiasmou os organizadores. A Air Show Sports, a Ultragaz e a Prefeitura já fazem planos para 2010: “A população de Torres merece o título de capital brasileira do balonismo pela maneira como nos recebe a cada ano. Em 2010 estaremos aqui outra vez. Prometemos trazer mais de 40 balões e preparar grandes surpresas como foram os balões de forma este ano”, afirmou Bruno Schwartz, responsável pela organização técnica da competição.

Comentários

Comentários