Educação

Sala Verde da Biblioteca Pública de Osório é referência estadual

Citada entre as salas que mais realizam atividades e prestam contas de suas ações, a Sala Verde da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, no município de Osório, foi considerada uma referência estadual, junto às cidades de Estrela e Alvorada. O referimento ocorreu no IV Encontro Estadual de Salas Verdes e Seminário Municipal de Educação Ambiental, que ocorreu nos dias 11 e 12 deste mês, em Charqueadas.

No mesmo encontro, a sala foi contemplada com a assinatura gratuita de 12 revistas, durante o período de um ano, devido ao seu trabalho realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana e do retorno às ações feitas ao Ministério da Cultura e a Biblioteca Nacional. Os periódicos estão sendo disponibilizados desde fevereiro, junto a revistas, livros, DVDs, CDs e outros materiais já ofertados.

De acordo com a bibliotecária Rosane Hammel, a Sala Verde ser referência para o Estado é um reconhecimento de um trabalho que tem um papel fundamental na educação ambiental para diversos públicos. “É importante porque vem reconhecer um trabalho que vem sendo desempenhado pela sala desde 2007, e, sem dúvidas, é importante porque está se trabalhando a educação ambiental desde a educação infantil até o público jovem e adulto”, destacou Rosane.

Ainda está previsto, para este ano, a instalação do Telecentro, que contará com cinco computadores conectados a Internet dentro da Sala Verde. Além disso, a biblioteca conta com outras iniciativas, como a implantação da acessibilidade e inclusão digital, a realização de eventos para promover a leitura, o incentivo do uso da biblioteca e encontros entre escritores osorienses e a comunidade.

Outra ação significante que a biblioteca já realiza é o catálogo on-line, que está disponínvel no site da Prefeitura de Osório e pode ser acessado pelo endereço www.osorio.rs.gov.br. São 6.500 obras disponíveis.

A Sala Verde foi criada em 2007 com recursos da compensação ambiental pela instalação do Parque Eólico no município, mas atualmente, é sustentada com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

A biblioteca, localizada na Avenida Marechal Floriano, n° 980, funciona de segundas-feiras às sextas-feiras, das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia e aos sábados das 8h30min às 11h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3663 7440.

Comentários

Comentários