Geral

Santo Antônio adere ao programa Mais Cultura

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, assinou na tarde de segunda-feira (24/08), Termo de Cooperação entre Prefeitura e o governo Federal, para garantir a adesão ao Programa Mais Cultura. Junto com o prefeito também participaram da solenidade, em Canoas, o secretário de Cultura, Antônio Carlos Brito e a presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, Valquíria Abreu de Oliveira.

O evento contou ainda com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, integrantes do Ministério da Cultura, a presidente da Comissão de Educação e Cultura na Câmara Federal, Maria do Rosário, além de Deputados Federais, Estaduais e secretários de cultura dos municípios.

Além de Santo Antônio, outros 170 municípios gaúchos assinaram o termo, que visa ampliar a participação da sociedade civil e dos poderes públicos. A secretária da Articulação Institucional, Silvana Meireles, que na ocasião, representava o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse que o programa é uma ferramenta de inclusão social: “a partir do Mais Cultura, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social – política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade sócial”.

Segundo a secretária pesquisas apontam que mesmo os cidadãos que tem uma melhora na qualidade de vida, continuam se sentindo em situação inferior se não tiverem acesso a cultura. Ela citou como exemplo o caso dos cinemas no país. Atualmente, apenas 8% dos municípios brasileiros contam com salas de cinema.

Durante o evento também foram lançados os editais Cine+Cultura e Biblioteca+Cultura, voltados para municípios com até 20 mil habitantes. Mas muitas outras modalidades dentro do programa podem ser aproveitadas pelos municípios, que envolvem a criação e qualificação de ambientes culturais, formação de agentes de cultura, promoção do artesanato nas comunidades, fortalecimento de ações de reconstrução da memória local, Pontinhos de Cultura (espaço de brincar), entre outros.

O Governo Federal estará disponibilizando cerca de R$ 250 milhões inicialmente para os estados e municípios. Os projetos devem ser elaborados e enviados para o Ministério da Cultura.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva, diz que o programa é uma oportunidade para que os municípios possam investir mais em cultura, o que refletirá na melhoria da qualidade de vida da população: “Hoje sabemos que o acesso ao lazer e a cultura aumenta a auto estima das pessoas e direciona, principalmente, os jovens para uma vida mais saudável, então Santo Antônio já aderiu ao programa estaremos elaborando projetos para trazer o recurso para nossa cidade.”

Comentários

Comentários