Santo Antônio da Patrulha tem decreto de emergência em função da estiagem reconhecido

Santo Antônio da Patrulha tem decreto de emergência em função da estiagem reconhecido

Santo Antônio da Patrulha teve seu decreto de situação de emergência pela estiagem reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A informação foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira.

(22/06) através da portaria nº1.754. A situação também foi reconhecida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul que a publicou no Diário Oficial no dia 19 de junho, pelo decreto nº 55.319.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva encaminhou o decreto ainda no mês de março em função de prejuízos que a agricultura, a pecuária e também comunidades patrulhenses vêm sofrendo com a falta de chuvas. Os dados que serviram de base para o documento partiram de um diagnóstico da situação, apresentado pela Defesa Civil patrulhense juntamente com a Emater e com o Conselho Municipal da Agricultura (Comagri).

Conforme o prefeito, com este reconhecimento o Município poderá receber recursos, para compra de cestas básicas, perfuração de poços e contratação de caminhões pipas, bem como auxiliar, agricultores com trabalho nas propriedades com máquinas da prefeitura.

Outra demanda de agricultores que também poderá ser atendida é a prorrogação de financiamentos em bancos.

O decreto prevê ainda que os órgãos municipais atuem sob a orientação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, entre outras providências.

Ontem (23/06) o coordenador municipal da Defesa Civil, João Carlos Melo esteve no gabinete do prefeito para comunicar a publicação.

O prefeito agradeceu o empenho do coordenador que desenvolve um trabalho extremamente importante no município, ajudando não só nesta questão, mas em muitas outras, como na distribuição de alimentos do Comitê da Solidariedade.

E também destacou o empenho do chefe de gabinete, Gabriel Diedrich na questão.

Comentários

Comentários