Santo Antônio: desafio, coligação, eleições…

Desafio
 
Escrever esta coluna tem um lado positivo. Sinto que as pessoas começam a questionar o que acontece a sua volta. As manifestações que todos nós, colunistas, tanto do Litoralmania quanto do Correio de Santo Antônio recebemos é fantástica. Acabamos sendo receptores de todo o tipo de informações e reclamações. E por certo somos Refletores multiplicadores de muitas destas informações.
São estimulantes as palavras que recebemos das pessoas nas ruas. Primeiramente, quando não têm nenhuma intimidade, aproximam-se meio tímidas, através de um e-mail ou scrap; ou simplesmente nos incentivam, dizendo que leram esta coluna e que pensam em consonância com o que observamos através de nossas crônicas.
 
É isso que buscamos: informar de maneira mais clara o que muitas vezes fica velado. Não julgamos, atacamos ou retalhamos ninguém. Isso não é nada pessoal, apenas cumprimos com a função de questionar as coisas. _ direito (e dever?) de cada cidadão!
 
Fico muito feliz em saber que as pessoas se prendem à leitura de uma crônica. A dinâmica delas é um pouco diferente para cada colunista. É correto afirmar que há uma breve parada _ do leitor_ para o livre pensar. Se você quer algo mastigado e já digerido está no local errado.
 
Prefiro alguém que pense e tenha opinião, mesmo que contrária ao que escrevo, para exercer o livre arbítrio de tomar uma decisão e, se possível, ter alguma atitude.
 
Então, a cada coluna, o desafio recomeça: causar impacto, surpreender você. Dizer algo que siga uma linha de raciocínio generalizada e com conteúdo não é fácil. Percebo, aos poucos, a grande importância disso, pois nos tornamos, assim, formadores de opinião. Temos que manter a credibilidade recebida. A você que nos acompanha, agradeço! Um abraço especial a Maikel Silva, filho do Diolar da Colombo, a Luiz Gustavo Nicanor, filho do Tio Nica, – que me deram um abraço no Carnaval do Clube; grandes amigos da minha infância em Santo Antônio – e ao Radialista e apresentador do Carnaval, Arli Corrêa, aos quais comentaram sobre minha última coluna.
 
Quem, onde e por quê?
 
Você realmente quer mudar sua vida?
 
Você realmente quer algo de bom para sua sociedade.
 
Prepare-se, nós estamos trabalhando para que haja uma grande mudança nesta sociedade.
 
A pergunta é:
 
Você quer que a cidade realmente mude?
 
Quer pagar o preço por esta mudança?
 
O que percebo é que as pessoas geralmente levantam uma bandeira pela causa errada. Ouço muito as pessoas dizerem que são contra “a” ou “b”, porque “fez isto” ou “não fez aquilo” para beneficiá-las, não lhes deu vantagem em determinado momento, ou atenção a determinado problema. Amigos, o erro não está na pessoa, e sim no sistema; e, ao mesmo tempo, o acerto não está na pessoa, e sim no sistema de gestão adotado.
 
Vamos analisar o caso local politicamente, (afinal sou político ou você não sabia disso?). Só para você tirar suas próprias conclusões.
 
PP ou PB (Paulo Bier)?
 
O que vale mais dentro de um partido: a pessoa ou a Ideologia Partidária?
 
Se acordássemos hoje, e o Paulo Bier não estivesse dentro do PP, continuaria votando no PP?
 
Imagine o Paulo Bier renunciando ao seu mandato dois anos antes do final normal.
 
Ah, Julio, isso nunca vai acontecer! Tudo bem , suponhamos que aconteceu. Temos que pensar em todas as perspectivas. Haveria um Daiçon para continuar dentro da mesma proposta?
 
O PP é um partido com prazo de validade máxima de 8 anos?
 
O PP, Partido Progressista, é o símbolo máximo do Coronelismo desta cidade (junto ao PMDB, é claro). Observem os seus principais líderes e analisem por quantos anos estão à frente deste partido.
 
Jovens, só do terceiro escalão para baixo, dentro da hierarquia partidária. Primeiro escalão é quem realmente toma todas as decisões. Um partido que tinha a faca e o queijo na mão para obter a reeleição em 2000, e por pura falta de preparo e muita prepotência, perdeu por cerca de quinhentos votos, mesmo tendo a máquina administrativa.
 
Sabemos que Santo Antônio é uma cidade conservadora, e isso é que dá força a estes políticos: o conservadorismo e a aversão a mudanças.
 
Fico triste ao saber que por este mesmo conservadorismo perdemos empresas como a Pireli. Vejam que a aposta é no conservadorismo da cidade, mas o partido se diz Progressista. Vai entender a política, não é mesmo?
 
E continuando, nesta eleição de 2000, se querem analisar mais a fundo, a falta de visão está no fato de não terem se coligado a outro partido, pois teriam vencido a eleição.
 
Esclareço os porquês.
 
Não houve coligação, primeiro porque não aceitavam dividir o poder adquirido com ninguém que não fosse de seu Clã. E segundo, acreditavam que tinham feito um trabalho tão bom que a eleição estava ganha. O fato é que perderam.
 
Os Partidos de um homem só, será que são a solução para seus problemas?
 
O Partido é totalmente individualista, em todos os segmentos. Percebam que nenhum de seus vereadores abriu espaço para suplentes. Essa é a forma básica de concentração de poder: quando o atingem, ninguém puxa o de baixo para dar visibilidade. E assim será nas suas administrações. Quanto mais incompetente e submisso, melhor. Assim se manipula a máquina e a massa. Há uma demonstração enorme de falta de vontade que as coisas dêem certo. Que loucura!
 
Coligação
 
A coligação não estava no fato de ideologia partidária, mas de manutenção do poder.
 
Prova de que a importância maior é o poder, é que os partidos pequenos, ou nanicos, como diz o Nelson, estão tentando se valorizar tanto neste cenário.
 
Acredito que o PDT e o PSDB Patrulhenses estão blefando tão alto por isto. Ver quem fica com a vice do PP este ano ou barganhar uma ou duas secretarias pelo lado da coligação. Não acredito que nenhum destes dois partidos tenha a mínima força de lançar candidatura a prefeitura, torço que me surpreendam, mas duvido. Achem alguém para ser vice dos pré – candidatos a candidatos Carmem e Rubinho dentro de seus próprios partidos.
 
Já sei, vai ser Rubinho e Reni Germano e Carmem Carolina e meu colega de aula, Eduardo Lima.
O PP deve ir sozinho para perder e, se isso acontecer, sucumbir. Ou você acha que, mantendo a coligação, eles poderão virar a diferença de dois mil votos ?
 
PP só ganha se partir a coligação. Outro problema é que quem banca as contas da brincadeira não permite coligação com outro partido.
 
E tem mais um problema para o PP, a rejeição a sua administração pelos servidores públicos municipais. Parece-me que hoje, são o fiel da balança. Se souberem aproveitar esta vantagem técnica saírão muito fortalecidos e mais valorizados.
    
Acreditem, são mil cabos eleitorais diretos só por aí.
 
Você gostaria de ficar 4 meses sem receber seu salário ou seu empenho?
 
Voto é voto
 
Um parêntese sobre isso. O voto de cabresto tem que ser repudiado. Amigo trabalhador de determinadas empresas que lhe impõem um voto cego de acordo com o partido do patrão, sugiro que votem no oposto, afinal, na cabine quem manda é você.
 
É piada, estamos no século 21, e isso também não acontece em Santo Antônio.
 
Coligação 2
 
A coligação sabe o problema que tem nas mãos. Analisando o outro lado, agora temos o PMDB como protagonista, espaço cedido pelo DEM, pois a principal figura da coligação, que é o ZEZO, não preparou sua sucessão, talvez pelo fato de ter se retirado do cenário um pouquinho antes de baixarem-se as cortinas. Acho que como última cartada dentro desta síntese está o Caco na Secretaria de Cultura (não teria outra explicação lógica, mesmo como substituto de férias), ou talvez estará por aí uma nova opção de candidatura, meu amigo Adelino para prefeito e Caco para vice.
 
Mas voltando à coligação, a situação ali é complicada. Imaginem que Daiçon que é o Dono do Campinho, da bola e do fardamento,  tenha que satisfazer todo mundo.
 
E como poderá fazer isso?
 
Bom, aí é que se formam as secretarias, os departamentos e o famoso C.C.(Cargo de Carga).haja cargo para carregar tanta gente.
 
Mas se na Prefeitura não chegar, ainda dá para encostar uns pela Câmara de Vereadores e deixar o Ferulhinho se entender com eles. Afinal, são do mesmo partido. Se não tiver nada para fazer, manda fazer curso, mas dá um celular da Vivo para não perder contato, ora!
 
Desculpe, não agüentei, tive que fazer uma brincadeirinha.
 
Ah, mas Julio, você não pode brincar com estas coisas?
 
Tudo bem, não pode, mas, com o povo desta cidade, eles podem brincar à vontade?
 
Não esquecerei que os vereadores (agora que cada um tem sua salinha) NÂO terão assessores pagos pela câmara; afinal, foi assumido um compromisso (eu ouvi na rádio) de  que isso de forma alguma aconteceria.
    
Ferrolho na Vivo
 
Parabéns ao Ferulhinho por cancelar o contrato dos telefones celulares, pois possivelmente alguns vereadores poderiam ser cassados por favorecimento a terceiros em período eleitoral. Oferecer, propiciar vantagens a terceiros em período eleitoral (que iniciou-se em 1° de janeiro do ano da eleição) é crime, está na Lei Eleitoral. Um pouquinho atrasado; afinal,mesmo como vereador, poderia ter agido antes, sua função aí é fiscalizar estas coisinhas, não é mesmo? Isso é Igualzinho a doar cesta básica e carreta de saibro.
 
Um colega me disse que os passarinhos estão com a boca aberta, só esperando as benesses do período eleitoral, não esqueçam que este ano que estaremos de olho “grande” nisto. Teremos muitos gravadores escondidos, câmara de vídeo filmando em qualidade de DVD e quem sabe mendigos disfarçados para fazer uma grande festa com os “amigos”.
   
BENESSES
de bene, bem + esse, estar?
s. f.,
presente;
favor;
dádiva;
doação gratuita;
vantagem obtida sem esforço.
 
Seja o que Deus quiser!
 
A perda de certos privilégios é necessária, pois os de sempre contra os mesmos te levarão a mais uma década de um reumatismo que atrofiou a evolução desta cidade! E sinceramente eu não estou interessado em esperar por mais 40 anos. Será que este ano teremos a minoria vencendo a maioria novamente?
 
Podemos dar um choque anafilático nesta história. É só você (que está lendo esta coluna) querer, temos as ferramentas. Mas, enquanto você estiver aí parado dentro do banheiro lendo este jornal de trás para frente, ou viajando no orkut ou litoralmania, não nos ajudar, fica complicado.
 
Esta é a minha análise; conseqüentemente, é pessoal. Sujeita a deduções, variações e erros. Não se prenda a elas. Busque a sua própria opinião a respeito das coisas que acontecem em seu mundo. Afinal, se quer mudar o mundo, inicie em seu quintal. Crônicas nem sempre são flores. Quem não quiser ser mencionado nelas, não seja figura pública.
 
Enigma da semana

Quem quiser consulta mediúnica com previsão do futuro, pode entrar em contato. Moro nas idéias açorianas e morro com meus ideais. Corro nas águas da fonte e gosto de estar sempre na capital, se na mesa bater, a rapadura vai espalhar. Meus nomes são…
 
Mande sua resposta via e-mail.
 
Recebemos alguns comentários sobre a coluna Rabo Preso via e-mail, Orkut e no site litoralmania.com.br:

Recebemos alguns comentários sobre a coluna Rabo Preso via e-mail, Orkut e no site litoralmania.com.br:

Prezado colunista, pela sua fotografia estampada nesta coluna o presumo jovem e isto me torna feliz, pois finalmente os jovens estão tomando gosto pela atividade política em suas comunidades. Todo o cidadão deveria estar atento ao que ocorre em sua comunidade, especialmente fiscalizando os dois poderes na cidade que são Executivo e Legislativo. O Prefeito é um só, mas o Legislativo tem no mínimo nove representantes eleitos pelo povo e tem muito mais legitimidade que o Prefeito, pois é no Legislativo que estão representados todos os eleitores de uma cidade. E mais, os Vereadores e só eles tem o poder de controlar o Prefeito. Bem verdade que em algumas cidades da região como é o caso de Xangri-Lá, o Legislativo dá literalmente carta branca ao Prefeito e aí temos uma péssima administração. Deveriam saber , os Vereadores a importância que tem aquela Casa dentro da vida de sua cidade. Prossegue, pois Julio em tua luta, visto que estás no caminho certo. Espero que consigas somar um expressivo número de cidadãos de tua cidade, colocando assim ordem na mesma.

(J.F.)

Olá. Chamo-me S. e sou estudante de jornalismo. Sou de Santo Antônio também. Enfim, só queria te elogiar pelo artigo “Rabo preso” que tu escreveste no “Correio Patrulhense” dessa semana. Embora não tenha sido muito claro, fizeste ótimas menções. É bom deixar essa gente com uma pulga atrás da orelha mesmo! Legal tua coluna, continue assim.

(S.R.)

Sua coluna desperta o sentimento de cidadão, no entanto, as pessoas às vezes tem medo, porque fiscalizar os “barões”, ainda é pecado. Algumas pessoas por terem um pouco mais de dinheiro no bolso ou porque tiveram berço de “ouro”, acreditam que são intocáveis.

(H.B.)

Sugestão de Filme:
Tropa de Elite
Sugestão de Livro:
Feliz Ano Velho

Marcelo Rubens Paiva

Comentários

Comentários