Santo Antônio terá Carnaval de Rua neste ano
“A nossa intenção é em 2008 levarmos o Carnaval para a rua, através da proposta de um desfile a céu aberto, contando com intensa participação da comunidade local, mobilizando todos aqueles que vêem no Carnaval um grande movimento popular de inclusão social”, explica o presidente da Nada Chega, Herbert Meregali Ouriques.
O desfile entrará na avenida com o tema enredo “Nada Chega – um negócio da China”, contando através de suas fantasias, alegorias e adereços, um pouco da história e cultura da milenar República Popular da China, valorizando seus principais aspectos étnico-político. E, assim como acontece nas gabaritadas escolas de samba das capitais brasileiras, a Nada Chega conta com uma equipe completa que vem trabalhando incessantemente para tornar o desfile um sucesso. “A nossa intenção é que este seja apenas o primeiro ano em que o Carnaval volta às ruas de Santo Antônio. Quem sabe em 2009 poderemos contar com mais escolas participantes. Ao menos esse é o nosso desejo”, comenta Ouriques.
Responsável pela Comissão de Carnaval 2008, Gustavo Monteiro conta que a grande maioria dos sócios da Nada Chega vem utilizando os horários de folga para trabalharem na confecção das fantasias e carro alegórico, assim como para realizar o ensaio da bateria que dará o ritmo ao samba enredo. Este foi composto por Zelito Ramos, é interpretado por Enzo Munari, da dupla Enzo e Rodrigo, e conta com o comando do mestre da bateria Bola8, Lukeko. Monteiro enfatiza, ainda, a participação do artesão Cristian Freiberger. “É ele quem vem criando passo a passo o nosso desfile, além de idealizar e confeccionar o molde das fantasias, assim como das alegorias”, comenta.
A fim de aprimorar a batucada da Nada Chega, a Ritmista da Imperatriz Dona Leopoldina Alecsandra vem realizando oficinas semanais com os integrantes da bateria patrulhense. Ela trabalha com carnaval há 10 anos, realizando oficinas de música por cidades gaúchas como Viamão, São Leopoldo e Triunfo. Além disso, é bacharelando do curso de música do IPA.
Para o prefeito licenciado Daiçon Maciel da Silva, é através de iniciativas como a da Nada Chega que Santo Antônio vem se destacando no cenário cultural do Estado. “Pretendemos dar todo o apoio necessário para tornar esse evento um sucesso e desejamos que ele se repita, cada vez melhor, nos próximos anos”, ressalta Daiçon, convidando os patrulhenses a prestigiarem a atividade.
CONHEÇA O NADA CHEGA
A Associação Recreativa Nada Chega é uma instituição sem fins lucrativos voltada ao lazer e entretenimento de seus associados e da comunidade em geral. Não é de hoje que essa promove eventos em diversas áreas, tanto em âmbito cultural como em campanhas de cunho social, o que, segundo seus sócios, contribuiu profundamente no processo evolutivo de amadurecimento da associação.
Em 2000 ela surgiu como um bloco de carnaval, considerado uma forma simples de reunir um determinado grupo de pessoas que se dizem apaixonadas pela cultura carnavalesca. O sucesso desta atividade e de suas edições posteriores fez brotar a idéia de uma entidade oficializada e atuante na vida social da cidade de Santo Antônio da Patrulha. A institucionalização foi apenas mais um passo na história do Nada Chega, confirmando a capacidade organizacional de seus representantes e dando credibilidade aos atos e eventos por eles promovidos. Segundo o presidente Herbert Meregali Ouriques o Carnaval é a festa de maior identificação do Nada Chega com seus associados e comunidade em geral. “Chegando a sua 9ª edição consecutiva, o bloco Nada Chega já possui sua imagem consolidada frente a todos os foliões que participam das atividades realizadas no Centro Clube, sendo referência em animação, entretenimento e organização”, resume Ouriques.
“Para 2008, acenamos a possibilidade de levar o Carnaval para rua, através da proposta de um desfile a céu aberto, contando com intensa participação da comunidade local, mobilizando todos aqueles que vêem no Carnaval um movimento popular de inclusão social. A movimentação da cidade, a presença de grande público externo e o próprio envolvimento da comunidade com as questões culturais têm um acréscimo significante e perceptível nos períodos que contemplam o Carnaval de Santo Antônio da Patrulha. Um evento desse âmbito é sempre importante para uma cidade que visa proporcionar lazer a seus moradores e aquecer as vendas e a prestação de serviços locais” finaliza o presidente da Associação Recreativa Nada Chega.