Geral

SAP realiza 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil

O município de Santo Antônio da Patrulha (SAP),  promoveu nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, no Plenário Euzébio Barth da Câmara de Vereadores, sua 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil.

A Conferência visou o fortalecimento da política pública da Defesa Civil no município, traçando diretrizes e adequando ações concretas. A realização deste evento teve como pretensão adequar ainda mais o município para casos emergenciais que necessitem da atuação de gestores da Defesa Civil.

O encontro contou com a participação de representantes das secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Associação de Bairros, Lions Club, Rotary Club, entidades, instituições, entre outros.

A mesa de trabalho foi composta pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva, presidente da Câmara de Vereadores João Luís Moreira da Silva, Coordenador da Defesa Civil Luis Fernando de Oliveira, Tenente do Corpo de Bombeiros Orlando Alberto Cavalheiro e o Capitão da Brigada Militar Delamar Flebbe. Os vereadores Alvinho Bernardo dos Santos (DEM) e Alzemiro Silveira da Costa (PP) também participaram do encontro.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Santo Antônio da Patrulha vem sendo de extrema importância na prevenção de acidentes e desastres, no socorro às vítimas, na assistência humanitária e na reconstrução das condições básicas de vida da nossa população. “A Defesa Civil do município tem sido muito atuante, pois vem ensinando as pessoas tudo o que devem fazer para evitar desastres. Assim, as pessoas ficam preparadas e não são colhidas de surpresa”, disse Bacana.

O evento iniciou com o credenciamento dos participantes, abertura e posse dos membros da Defesa Civil e seguiu com a palestra de contextualização, palestra de esclarecimentos, com apresentação da metodologia, texto-base e aprovação do regimento. Logo em seguida, teve a divisão dos participantes em grupos, de acordo, com a opção dos eixos temáticos, com vistas à geração dos princípios que devem fundamentar a política de Defesa Civil no município. Os eixos temáticos foram: desafios para a efetivação da Defesa Civil no século XXI: Estado, sociedade, clima, desigualdade e desenvolvimento; políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária; e a mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil. Na parte da tarde, aconteceu à discussão dos princípios, sistematização, redação final e entrega à Coordenação; e por fim a apresentação e votação dos princípios elaborados e eleição dos delegados municipais para a Conferência Estadual.

A realização da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil trouxe para Santo Antônio a oportunidade de discutir, em âmbito municipal e posteriormente, Estadual e Nacional, questões ligadas a conhecimentos técnicos em Defesa Civil, bem como medidas de prevenção e redução de desastres e catástrofes, além de difundir junto à comunidade um compromisso e consciência de construção de uma cultura de Defesa Civil e profissionalizar as ações desta área.

Comentários

Comentários