Saúde de Osório oferece Fisioterapia a domicílio
A estratégia surgiu com a meta de facilitar a vida das pessoas impossibilitadas de se dirigir a uma clínica para realizar sessões de fisioterapia, e hoje conta com o trabalho de 10 profissionais, que vão até a casa dos pacientes, após uma avaliação médica.
O atendimento auxilia todas as pessoas que precisam – em especial crianças, pessoas idosas com dificuldade de locomoção ou vítimas de acidentes. Atendimento
Um dos exemplos é o atendimento realizado pela fisioterapeuta Fabíola de Souza Pinto duas vezes por semana a paciente Ivone Agliardi, 49 anos de idades, que foi vítima de um atropelamento no trânsito de Osório neste ano.
Ivone que teve uma fratura de tíbia e fíbola da perna esquerda ficou durante dois meses internada na UTI do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. Ao retornar para Osório, sua família procurou atendimento e a partir disso a profissional passou a visitas Ivone, quando realiza sessões que variam de 30 a 35 minutos cada.
O propósito da fisoterapia é o retorno às suas atividades normais. – Quando cheguei aqui encontrei a paciente acamada, com força zero. Iniciamos com exercícios leves, reabilitando a musculatura dos membros inferiores, para que ela consiga caminhar normalmente. Com dois meses de tratamento, ela já adquiriu força em um grau entre seis/sete, usando caneleira e se locomovendo com auxílio de um andador – explicou a Dra. Fabíola.
Ivone completou: estou muito feliz, minha esperança é voltar a caminhar, poder fazer minhas atividades e trabalhar. Para mim isso é muito bom, o atendimento da Fabíola é ótimo. Estou muito contente. Se não tivesse fisioterapia em casa, não teria condições de ir até uma Clínica, para mim, isso ajuda muito – afirmou.
O Secretário Municipal da Saúde, Emerson Magni da Silva, salienta que esse é um serviço diferenciado, onde há o atendimento de pacientes com maior morbidade. – Vamos para todas as localidades de Osório, onde é preciso. Parabenizo de todos os fisioterapeutas que fazem esse atendimento e especialmente ao prefeito Abrahão que teve essa idéie e colocou-a em prática. – explica Emerson.