Vida & Saúde

Seapa interdita abatedouro no Litoral Norte

Um abatedouro clandestino foi interditado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). A equipe de fiscalização que atua no Programa Verão numa Boa, no Litoral Norte, interditou nesta quarta-feira (6) um abatedouro clandestino em Tramandai, na localidade de Estância.

Durante a ação de fiscalização foi constatado que cerca de 80 suínos eram alimentados com restos de alimentos de um restaurante e com lixo. Além disso, não havia nenhum registro destes animais junto à Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Tramandaí.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento proíbe em mais de uma normativa a alimentação de suínos com restos de alimentação e principalmente lixo. Os autos e relatório serão encaminhados para o Ministério Público Estadual para as providências cabíveis.

A Seapa esclarece aos consumidores que é extremamente importante que o comerciante garanta a origem dos produtos de origem animal. A falta de inspeção nos produtos no momento de sua obtenção ou processamento podem causar problemas de saúde.

Participaram da ação os médicos veterinários David da Cunha, Eduardo Deberaldini, Antônio Carlos Rathje e Daniele Smiderle. A ação contou com o apoio da Brigada Militar, que lavrou termo de fiel depositário para os equipamentos utilizados para abate.

Comentários

Comentários