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Sebrae RS dá dicas para empreendedores enfrentarem a crise do coronavírus

Sebrae RS dá dicas para empreendedores enfrentarem a crise do coronavírus
Reunião do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RS dá posse a nova diretoria para os próximos quatro anos. Quem irá presidir a entidade é o atual presidente da Fiergs Gilberto Petry. Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

O comerciante é aquele profissional capaz de transformar um desejo em realidade. E, por isso, o Dia do Comerciante, comemorado hoje, foi criado para homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços para os consumidores.

Neste momento mais delicado economicamente, em que boa parte do Estado precisou retomar as restrições comerciais em razão do agravamento da situação da covid-19 no Rio Grande do Sul, o Sebrae RS está totalmente mobilizado para oferecer apoio, produtos e serviços para ajudar a superar estes desafios.

Para isso, o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, dá dez dicas para o enfrentamento da crise e para uma melhor retomada da economia futuramente. Confira:

  1. Cuidar das pessoas. Por pessoas, falamos de funcionários e colaboradores, pois são eles que vão levar a sua empresa a atravessar essa crise.
  2. Blindar o Caixa. Gerir com extremo cuidado os recursos do negócio, pois é o caixa que vai garantir a sobrevivência da sua empresa.
  3. Olhar para o mercado. Lá no mercado estão todas as informações para reestruturar o negócio e superar esse momento de crise.
  1. Adaptar o seu negócio ao mundo digital. Ingressar nessa nova era que vai permitir a sobrevivência a longo prazo da empresa.
  2. Atender clientes com velocidade. A concorrência está cada vez mais acirrada, portanto, a velocidade em que se consegue satisfazer as demandas dos clientes vai ser fundamental para o futuro da empresa.
  3. Experimentar novos processos: inovar. Levar a inovação para dentro da empresa, e ela não precisa ser sofisticada. Uma alteração singela de qualquer processo, de gerenciamento de estoque, de processo de compra pode ser suficiente para criar um diferencial para a sua empresa. Até a alteração de um layout de uma vitrine ou de uma vitrine virtual, através de sites de marketplace, pode fazer a diferença para enfrentar a concorrência.
  4. Mudar comportamentos e atitudes. Adaptar-se às novas tendências e exigências deste novo normal, que está transformando as relações entre fornecedores, empresas e seus consumidores finais.
  5. Pesquisar tendências, olhar para frente e ver para onde o mercado e as tendências de consumo estão indo.
  6. Buscar informações atualizadas e confiáveis para que você possa se localizar e, com isso, criar estratégias que permitam a sobrevivência do seu negócio.
  7. Trabalhe muito. O seu negócio precisa de muita dedicação e só você, através do seu conhecimento, da sua dedicação, do seu comprometimento, da sua liderança com os seus colaboradores e clientes, garantirá a sobrevivência do seu negócio para o futuro.

Sobre a data

Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Comerciante teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, que recebeu o título de Patrono do Comércio Brasileiro por suas iniciativas em prol do desenvolvimento das relações comerciais do país com outras nações.

Ele também foi o responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal.

Sua ação ficou reconhecida com a assinatura da histórica Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808.

Por ela, D. João VI, aconselhado pelo Visconde, abriu os portos brasileiros ao comércio exterior.

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