Secretaria da Saúde e municípios do Litoral abrem dez novos leitos de UTI em Osório
A Secretaria da Saúde (SES) emprestará ao Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, equipamentos para a abertura de mais dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto no reforço ao combate da pandemia da Covid-19.
A oferta do serviço ocorrerá por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A estratégia é necessária em vista da aproximação da temporada de veraneio e dos altos índices de ocupação de leitos já em funcionamento no Litoral Norte.
O anúncio foi realizado pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, em webconferência com prefeitos e gestores hospitalares da região, na tarde desta terça-feira (24/11).
Serão cedidos temporariamente 20 bombas de infusão, dez respiradores de beira de leito e dez monitores.
Um esforço conjunto entre os municípios do Litoral Norte garantirá os recursos para as reformas do hospital, e o governo do Estado assumirá o custeio dos serviços até que os leitos sejam habilitados para receber verbas federais.
“Estamos todos fazendo nossa parte para garantir que nenhum cidadão fique sem acesso à assistência médica durante o verão, caso seja necessário em consequência da Covid-19 ou qualquer outro motivo”, disse Arita.
O diretor do hospital, Marco Aurélio Pereira, disse que ainda há margem para a abertura de mais dez leitos clínicos de retaguarda na instituição, aumentando a oferta assistencial aos veranistas.
“Queremos abrir esses novos leitos o mais breve possível”, ressaltou.
A assistência hospitalar do Litoral Norte conta com hospitais nos municípios de Capão da Canoa, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres e Tramandaí, além das unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento.
Operação RS Verão Total 2020/2021
O governo destinou R$ 6 milhões aos municípios onde aumenta o fluxo populacional durante o verão, ao receberem turistas, como no Litoral, na Serra e na Fronteira. Os recursos serão destinados ao reforço das ações de prevenção ao contágio do coronavírus e aos serviços de saúde nas unidades básicas, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em hospitais.
Além disso, a Portaria 728/2020, da Secretaria da Saúde, disponibiliza dois respiradores para seis hospitais dos litorais Norte e Sul, totalizando 12 equipamentos.
Também estabelece que cinco ambulâncias serão deslocadas para o Litoral Norte, que recebe o maior fluxo entre todas as regiões.