Vida & Saúde

Secretaria de Saúde de B. Pinhal conscientiza sobre alimentação

A Secretaria de Saúde de Balneário Pinhal tem, como uma de suas principais metas, o trabalho preventivo. Para isso, inúmeras ações são desenvolvidas. Nas próximas semanas, tendo como público alvo moradores e veranistas, serão distribuídos folders com informações importantes para a prevenção do câncer, através da alimentação.

Segundo o material a ser distribuído pela secretaria, é evidente o papel da alimentação na prevenção e no controle do câncer. “Sabe-se que o consumo de verduras, legumes e frutas é determinante para a promoção da saúde”, afirma o secretário Luiz Antonio Palharin.

Segundo ele, o Brasil gasta atualmente cerca de R$ 11 bilhões por ano no tratamento de doenças crônicas não-transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, que ainda são responsáveis por quase 50% dos óbitos, conforme dados do Ministério da Saúde. “A inadequação alimentar é apontada como uma das principais causas da prevalência dessas enfermidades, principalmente em relação à obesidade”, afirma.

De acordo com os dados oficiais, de 40% a 90% dessas mortes anuais podem ser evitadas se toda a população tiver acesso a uma alimentação adequada.

Comentários

Comentários