Seguir em frente é sempre o melhor caminho

“Nesta vida pode-se aprender três coisas de uma criança: estar sempre alegre, nunca ficar inativo e chorar com força por tudo que se quer” (Paulo Lewinsk).
Sabemos seguramente que lugar de criança é na família e na escola, pensando nisso o III Simpósio internacional de educação Precoce que aconteceu em Porto Alegre dia 28/08/2013 teve como objetivo promover a atenção e a proteção á infância, á adolescência e á juventude.

A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), regulamentando a constituição, inclui a educação infantil como primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A importância dos cuidados na primeira infância são fatores primordiais para o desenvolvimento de um adulto feliz, realizados em todos os campos de sua vida, seja ela profissional, pessoal ou social.

Por esse motivo que a preocupação com a educação, cultura, conhecimento e a formação dos profissionais (professores), é importante e fundamental nessa etapa da vida dos alunos. Esse Simpósio me fez rever conceitos e teorias que enriqueceram muito meus conhecimentos pedagógicos. Entre as palestrantes presentes, saliento Anna Tardos, da Hungria, psicóloga infantil e diretora do instituto Emmi Pikler no qual é filha.

Que nos repassou informações valiosas em relação às crianças da primeira infância. Fiz uma análise profunda da palestra que tratava a respeito da dependência á autonomia: a importância da filosofia de Emmi Pikler para o desenvolvimento infantil e concluí que muitas vezes cometemos erros involuntários por falta de conhecimento e que refletirá na vida da criança futuramente.

A importância da formação continuada é primordial para um excelente trabalho, o conhecimento está em constante evolução e nós professores devemos estar sempre em busca.

Mas acima de tudo gostaria de parabenizar a prefeitura do Passo de Torres SC e sua secretaria de educação por propiciar a nós professoras da rede municipal por estar presente a esse evento.

Naturalmente que um município em desenvolvimento com visão promissora faz questão de profissionais com formação continuada, só chegamos a algum lugar através da educação.

Comentários

Comentários