Segundo dia de Fórum ocorre com diversas oficinas interdisciplinares

DSC_00121-1024x678O segundo dia do Fórum Internacional de Educação iniciou com o Auditório Romildo Bolzan lotado na Facos.  A roda de conversa sobre neurociência na aprendizagem abriu as atividades de quinta-feira (21). O evento busca trazer aos docentes novas tendências educacionais pela ministração de oficinas e a atualização pedagógica trabalhada em palestras com profissionais renomados.

O papel da memória nas aprendizagens escolares e o uso da imaginação como exercício para o estudo foram alguns dos temas levantados pela pesquisadora em desenvolvimento humano, Drª Elvira Souza Lima. Além disso, acrescentou que a imaginação tem relação com a pesquisa que instiga o aluno quando o assunto o interessa, sendo papel do professor focar essa atenção.  As contribuições da neurociência nessas atividades de estudo e nos mecanismos de memória também foram abordadas pela doutora.

O professor Drº Clézio Gonçalves, da UFRGS, abordou a importância do envolvimento afetivo emocional no processo de aprendizagem. Salientou em sua fala a importância da atitude do professor e dos pais durante o processo de aprendizagem do aluno.

Mestre em aspectos neurocientíficos do envelhecimento pela Universidade Pontifícia Universidade Católica, Guilherme Nogueira encerrou a manhã de bate-papo. Ele expôs entre outras temáticas a neurociência como influenciadora do comportamento infanto-juvenil e a atuação hormonal no processo de aprendizagem.

Durante o dia oficinas foram organizadas abordando a interdisciplinaridade, o processo avaliativo, gestão de tempo, entre outros recursos educacionais. Um momento reservado para avaliar o aprendizado dos participantes, compartilhar experiências e trocar ideias. As atividades do dia tiveram encerramento com a apresentação oral dos trabalhos, seguido de uma conversa sobre literatura na área de convivência da CNEC.

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