Educação

Semana de comemorações encerra com solenidade de inauguração na Facos

Após uma semana repleta de atividades alusivas às comemorações de inauguração do novo prédio, que iniciou no dia 09, a CNEC/Osório realizou a solenidade oficial de inauguração nessa sexta-feira, dia 13 de novembro. Uma data que entra para a história da instituição e marca uma nova fase para a educação do Litoral Norte gaúcho. 

A presença de diversas autoridades como o Deputado Federal Alexandre José dos Santos, Presidente da Diretoria Nacional da CNEC, Júlio César Lindemann, Presidente da Superintendência Nacional da CNEC, Anita Ortiz Corrêa, Presidente da Diretoria Estadual da CNEC/RS, e Edson Sidney de Ávila Junior, Presidente da Superintendência Estadual da CNEC/RS, engrandeceram o evento, assim como a participação do Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Junior, e do deputado estadual, Alceu Moreira.

A construção do novo espaço iniciou em 2007. Alunos, professores, funcionários e equipe diretiva, formada por Adelar Hengemühle (Diretor) e Alexandre Costa Ramos (Vice-diretor), aguardavam ansiosos por este momento. Com a presença dos convidados, o primeiro ato foi registrar o momento, com uma foto em frente ao hall de entrada, que contou com a participação de todas autoridades presentes. O tradicional corte da fita e o descerramento da placa de inauguração aconteceram logo em seguida. Neste momento, os presentes foram tomando as dependências e preparando-se para as atividades culturais e homenagens que seguiram.

Alunos encantam com apresentações

A turma do segundo ano da Educação Infantil abriu as atividades com uma bela apresentação, sob o comando da professora Vanessa. Com uma música em estilo country, os pequenos encantaram as autoridades presentes. Após, entrou em cena o vídeo institucional, apresentado pelo Vice-diretor Alexandre, para contar os detalhes da construção, desde os trâmites iniciais que indicaram a empresa Dalcon Construções como vencedora da concorrência.

– O meu primeiro contato com a CNEC foi como professor do Marquês de Herval – relembrou Alexandre.

A aluna Adrieli Pacheco Sperandir, da 5ª série do Ensino Fundamental, do Instituto de Educação Cenecista Marquês de Herval, também abrilhantou o evento, cantando a música “Céu, Sol, Sul”.

Bolsa de estudo e Benção Ecumênica

A iniciativa da direção em oferecer uma bolsa de estudo para o filho de um funcionário da Dalcon, que trabalhou na obra, também teve seu momento de destaque.
Giovani Silveira Nunes, filho de Lucimar Nunes, foi agraciado com uma bolsa de estudos para iniciar e concluir o ensino superior num dos cursos de graduação oferecidos pela FACOS.

Após, o Bispo Dom Jaime Pedro Kohl e o Pastor Renato Eduardo de Souza foram os responsáveis pela Benção Ecumênica.

Emoção e futuro marcam as falas das autoridades

Não poderia ser diferente. Com o sonho de ampliar o campus da CNEC/Osório realizado, Adelar Hengemühle emocionou-se ao lembrar das etapas que antecederam a solenidade e agradeceu o trabalho de cada funcionário.

– Ao chegar este momento, não posso esquecer das pessoas que colaboraram para que este momento se realizasse. Mas não podemos esquecer que o motivo disso tudo são nossos alunos – afirmou o Diretor da CNEC/Osório.

Após, Júlio César Lindemann, Superintendente Nacional, reafirmou o valor do avanço que a unidade osoriense dá e destacou que é preciso continuar sonhando para ver os projeto sendo realizados. Quem também falou de sonhos foi o Prefeito Municipal de Osório, Romildo Bolzan Junior, que projetou o futuro da instituição.

– Hoje comemoramos um importante acontecimento, mas já começamos a pensar numa nova ampliação do campus – disse Romildo, referindo-se a possível transferência da Justiça do Trabalho, liberando o prédio vizinho para uma futura obra.

O Deputado Estadual Alceu Moreira salientou “o espaço de conhecimento que é a CNEC/Osório e sua importância para o desenvolvimento da região”, lembrando, com muito orgulho, que seus filhos também foram alunos do Marquês de Herval.

Finalizando os discursos, o Deputado Federal Alexandre José dos Santos demonstrou-se muito feliz com a concretização da obra e propôs um desafio.
– Deixo aqui, o desafio de trabalharmos para transformar a CNEC de Osório num Centro Universitário, sendo referência na região.

Placas e lágrimas
   
Antes do almoço que seria oferecido aos convidados, a CNEC/Osório presenteou algumas entidades importantes no processo de construção e conclusão do novo prédio, com placas de homenagens. Alexandre José dos Santos, Júlio César Lindemann, Edson Sidney de Ávila Junior, Anita Ortiz Corrêa, Ivan Borba (Presidente da Câmara de Vereadores de Osório), Juraci Pasquoto (Presidente do Espaço Cultural Conceição e fundador do Setor Local da CNEC, em Osório), Dalcon Construções e Regina Motta. O ponto alto das homenagens aconteceu quando, de surpresa, Adelar e Alexandre foram chamados para receber a placa. Surpresos, o Diretor e o Vice emocionaram-se, diante do presente dos professores e funcionários da instituição.

Brinde encerra as atividades

Após apresentações, discursos e homenagens, os presentes deslocaram-se até o salão de festas, um dos novos espaços oferecidos, para o almoço de confraternização e assinatura dos convênios do Programa Portas Abertas com as prefeituras da região. Um brinde coletivo selou o encerramento deste momento. Espera-se que outros venham logo em seguida.

Comentários

Comentários