Senado quer explicações sobre empréstimo da Caixa à Petrobras

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (27) o convite para ouvir explicações dos presidentes da Petrobras, Sérgio Gabrielli, da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre o empréstimo de R$ 2 bilhões feito pela Petrobras à Caixa para despesas correntes.

O presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse que o empréstimo se deve à crise internacional e à queda no preço do petróleo. “Ela [Petrobras] recorreu [ao empréstimo], e quase todas as outras grandes exportadoras, porque o cenário interno era extremamente adverso”, disse. “Todo o setor de petróleo foi atingido pela queda de preço, pela instabilidade da taxa de câmbio e, sobretudo, pelo fechamento das fontes de financiamento internacional”, completou.

A Comissão também aprovou a indicação dos nomes do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e do ex-senador José Jorge para membros do Tribunal de Contas da União (TCU). Eles disputam a vaga de ministro aberta com a aposentadoria de Guilherme Palmeira. A escolha será decidida pelo plenário do Senado.

Comentários

Comentários