Serviço de coleta de lixo está disponível para 97% da população
Quase toda a população brasileira dispõe do serviço de coleta de lixo. O recolhimento direto e indireto de resíduos sólidos apresentaram, em 2007, índices de 97,6% nas cidades – 90% de forma direta e 7,6% coletados indiretamente. Na zona rural, a coleta de lixo atinge menos de 27% da população – cerca de 60% dos resíduos são queimados ou enterrados e 11,7% são jogados em terrenos baldios ou logradouros.
O número consta da pesquisa Pnad 2007: Primeiras Análises, divulgada hoje (21) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2007, o total de pessoas que não dispunham do serviço era de 3,7 milhões (déficit absoluto), 685 mil pessoas a menos quando comparado a 2006.
De acordo com o Ipea, o acesso simultâneo aos serviços de água encanada, de esgoto por rede geral ou por fossa séptica e de coleta direta ou indireta de lixo está disponível para cerca de 76% da população urbana, mas apresenta grande variação entre as regiões brasileiras a condição socioeconômica.
“Mesmo com o aumento nos percentuais de cobertura dos serviços de água, esgoto e coleta de lixo e a redução dos níveis de desigualdade, vê-se que as desigualdades regionais, sociais e raciais ainda continuam sendo bastante significativas, exigindo do poder público atenção especial para as regiões e os grupos sociais com menores índices de cobertura”, alerta o levantamento.
<!– .replace('
','').replace('
','') –>