Servidores públicos federais podem declarar greve
Servidores públicos federais protestaram hoje (14) na Esplanada dos Ministérios pela não publicação, no Diário Oficial da União, da medida provisória (MP) que traz reajustes para mais de 800 mil funcionários do governo federal. A categoria marcará plenárias nacionais com representantes de servidores de todo o país para decidir se declara greve ainda este mês.
A publicação da MP estava prevista para hoje (14). Segundo o secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal, Oton Pereira Neves, o governo alegou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não assinou a MP por causa da ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que julga a competência do Poder Executivo em editar medidas provisórias sobre suplementação orçamentária.
“O governo falou que o presidente da República não assinou a MP ontem, mas se comprometeu a assinar hoje para ser publicado amanhã (15) em edição extraordinária do Diário Oficial. Isso vem sendo adiado e postergado várias vezes, por isso vamos marcar plenárias emergenciais em todo o país na perspectiva de deflagrar greve ainda este mês, pelo descumprimento do acordo”, afirma Neves.
Ainda segundo o secretário, o adiamento da publicação da MP está trazendo prejuízos não apenas financeiros, mas emocionais aos servidores. ” A categoria está extremamente insatisfeita já alcançado o estágio de revolta”, declarou o sindicalista.