Variedades

Simon se revolta contra Fazenda Nacional

O senador Pedro Simon (PMDB), que aguarda o envio de mensagem do Executivo ao Senado autorizando empréstimo do Banco Mundial (Bird) no valor de US$ 1,1 bilhão para o Rio Grande do Sul, afirmou que o e-mail encaminhado pela procuradora-geral adjunta substituta da Fazenda Nacional Liana Veloso é um “deboche” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para com o Estado.

Simon rasgou a cópia do e-mail durante discurso em Plenário e disse que o ignoraria. O político mantém vigília no Senado. Ele promete não deixar a Casa enquanto a leitura não for feita. Segundo o senador, a leitura no Plenário nesta sexta é necessária para que a matéria seja votada na próxima semana pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Na mensagem, Liana Veloso afirma que, segundo informações do próprio governo do Rio Grande do Sul, o registro de empréstimo para o Estado junto ao Banco Mundial somente poderá ocorrer a partir das 13h. Isso porque o Banco do Brasil precisa concluir a digitação da nova sistemática de pagamento em razão das alterações nas condições financeiras do contrato.

Ainda no e-mail, ela afirma que a versão das traduções do acordo de empréstimo e do contrato de garantia foi encaminhada pelo Estado à Procuradoria às 9h46min, por e-mail, com a informação de que até as 12h seria encaminhada a versão definitiva. Ela diz ainda que o parecer jurídico foi encaminhado às 10h35min, também por e-mail.

A procuradora ressalta que essas exigências são do Senado Federal para encaminhamento da operação pelo Ministério da Fazenda.

Comentários

Comentários