Síndrome do Pôr do Sol: entenda e saiba como lidar com essa condição

Foto: Nasa

A Síndrome do Pôr do Sol é um estado de confusão mental que afeta especialmente os idosos portadores de doenças neurodegenerativas, como demência e Mal de Alzheimer.

Frigorifico Borrussia

Caracteriza-se pela manifestação de comportamentos como confusão mental, agressividade ou ansiedade, que tendem a ocorrer ao entardecer, acompanhados muitas vezes de dificuldade para dormir.

Segundo Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores supervisionados da América Latina, estratégias de prevenção e adaptação podem melhorar a qualidade de vida dos idosos com essa condição.

Feira dos Retalhos

Acompanhamento médico é fundamental, pois cada paciente tem suas especificidades.

Um tratamento individualizado, incluindo a companhia de um cuidador para administrar medicações e realizar atividades necessárias, ajuda a preservar o bem-estar do idoso.

Além disso, atividades como passeios ao ar livre em locais calmos e horários tranquilos ajudam a redefinir o relógio biológico do idoso, assim como a prática de atividades físicas adequadas às suas condições.

Síndrome do Pôr do Sol: entenda e saiba como lidar com essa condição
Massagem

A regularização do sono também é essencial, com uma rotina antes de dormir que inclua música calma e relaxante e redução de ruído.

Manter o ambiente bem iluminado durante a tarde e à noite é importante para ajudar a cognição do idoso a interpretar suas informações sensoriais, evitando deixá-los nervosos ou ansiosos.

Paciência, diálogo e inclusão em atividades laborais também são fundamentais para lidar com a Síndrome do Pôr do Sol, facilitando o processo e evitando o nervosismo nos idosos.

Disco Mania

Sobre a Home Angels, a rede surgiu em 2009 da união de ideias dos empresários Artur Hipólito e Marco Imperador, percebendo um mercado em potencial de cuidadores de idosos devido ao aumento da expectativa de vida da população brasileira.

A empresa tornou-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos da América Latina, oferecendo serviço de excelência em assistência física e emocional com atendimento supervisionado e personalizado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários