Educação

Sistema avalia aprendizagem escolar na rede estadual

O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) está traçando um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes gaúchos. Criado em 2007, a partir de decreto do governo do Estado, o Saers já avaliou milhares de alunos das 2,6 mil escolas estaduais, além de redes municipais e instituições de ensino particular que aderiram à avaliação nos últimos dois anos. A iniciativa integra as ações do Programa Estruturante Boa Escola para Todos.

O Saers avalia estudantes da 2ª e 5ª séries (ou 3º e 6º anos) do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação está dividida por níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. A formatação dos dados possibilita o acompanhamento da evolução do desempenho escolar dos estudantes dentro das metas do compromisso Todos pela Educação, que estabelece melhoria gradual da aprendizagem em todo o país até 2022.

O desempenho dos alunos da rede estadual no Saers 2008 foi melhor na comparação com os dados registrados no ano anterior. Mais de 70% dos estudantes ficaram entre os níveis Básico e Adequado.

Com o Saers, o governo do Estado buscando estabelecer um sistema de avaliação que sirva para nortear políticas públicas e, ao mesmo tempo, sejam aproveitados pelas escolas e compreendidos pela sociedade em geral. Para isso, promove encontros de formação com diretores e orientadores educacionais. As capacitações de professores também estão sendo pautadas a partir das necessidades apontadas pelos resultados obtidos pelos alunos. A avaliação promovida pelo governo do Estado complementa a Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), que confere o rendimento escolar de alunos da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.

Na edição 2009, a participação de redes municipais e particulares foi maior do que em anos anteriores. Além de todas as escolas estaduais, o Saers reuniu instituições ligadas a 82 prefeituras e 18 estabelecimentos de ensino privado. Em 2007 e 2008, somando os dois anos, participaram 63 redes municipais e 33 escolas particulares. Os resultados da avaliação do ano passado devem ser divulgados em abril.

Comentários

Comentários