Solange Almeida é a patrona da Feira do Livro de Inverno de Tramandaí

A escritora Solange Barbosa Almeida é a patrona da 2ª Feira do Livro de Inverno realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí  que acontecerá durante a realização da 22ª Festa Nacional do Peixe, de 23 de junho a 17 de julho de 2011, no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí.

Natural de Tramandaí, onde reside desde que nasceu, Solange Barbosa de Almeida fez sua carreira profissional na área da Educação, tendo trabalhado como professora de História e Geografia em diversas escolas de Tramandaí e Imbé.

Foi diretora da escola General Luiz Dêntice, em Tramandaí e atualmente é diretora do Centro Educacional em Tramandaí.

Em 1999, publicou seu primeiro livro “Somente para ti”, um livro de poesias, crônicas e sonetos, nesse mesmo ano lançou o livro na 45ª Feira do Livro de Porto Alegre, escreveu em várias colunas dos jornais locais sobre educação, política e arte, também compôs músicas com temas religiosos. Em 2008 participou do livro “Mulheres e asas: Borboletas em verso”, uma coletânea de poesias e contos de mulheres gaúchas, organizado pela Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e fez sua sessão de autógrafos na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Em 2009 e 2010,  novamente foi convidada para participar da coletânea organizada pela ASSERS com os livros “Alma Feminina em Prosa e Verso” e “Mulher, Mistério e Sedução” onde autografou na Feira do Livro de Porto Alegre, nas dependências do Memorial do Rio Grande do Sul. É integrante da Academia dos Escritores do Litoral Norte. A autora tem dois filhos Jorge Luiz e Paulo Roberto. Nesse ano de 2011 será a Patrona da 2ª Feira do Livro de Inverno de Tramandaí.

Acompanhe o texto que Solange Almeida escreveu sobre a importância da Feira do Livro para as crianças e adolescentes.

A importância da Feira do Livro para as crianças e adolescentes

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora, muitas vezes, não nos demos conta.

A leitura liberta!

O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia em casa, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.

A Feira do Livro de Inverno é um momento de reconhecimento da importância da literatura e um incentivo na formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. A Feira acontece no período das aulas, fazendo com que as crianças e adolescentes possam ir com seus professores visitar a Feira, ler, conhecer e conversar com os escritores presentes, fazendo com que esse mundo literário fique mais perto dela.

A literatura é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É muito importante o contato da criança desde cedo com o livro.

Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios. No entanto, de acordo com a UNESCO somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Nesta perspectiva, cabe a família e a escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.

Comentários

Comentários