Tem novidade na Feira do Produtor de Osório

Cogumelo shitakeO produto proveniente do Morro da Borússia está sendo vendido na Feira do Produtor aos sábados por Francisco dos Reis

Existem diversas espécies de cogumelos comestíveis e cada uma delas é rica em substâncias importantes para a saúde e que podem até mesmo ajudar a prevenir doenças graves.

O cogumelo shiitake é uma espécie comestível. Não existe uma quantidade exata recomendada de cogumelo. Em torno de 250 a 300 gramas por semana seja interessante para uma alimentação balanceada. O excesso do alimento não acarreta problemas para a saúde.

Esse tipo de cogumelo pode ser adquirido na Feira do Produtor, aos sábados pela manhã, no Largo dos Estudantes Sõnia Chemael.

Conheça quais os problemas que o cogumelo shiitake pode ajudar a prevenir e combater

O cogumelo e o câncer

Estudos preliminares apontam a relação entre o cogumelo e o tratamento do câncer. Ele contém uma substância que estimula o sistema imunológico, especialmente células chamadas de natural killer que destroem as células cancerígenas explica o oncologista e mastologista Jorge Laerte Gennari.

A mesma substância também pode ser interessante para o tratamento de portadores do vírus HIV. “Afinal, como as beta-glucanas melhoram o sistema imunológico, elas também podem ser interessante para o tratamento desta doença, diz Genari.

Possui a ação antimicrobiana.

Ação antioxidante

Diminui o colesterol

Combate o diabetes

Bom para quem tem doenças na tireoide

Rico em ácido fólico

O cogumelo é essencial para as gestantes, pois contribui para evitar malformações neurológicas no feto, já que ele ajuda na construção do tubo neural do bebê. Além disso, um estudo publicado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, observou que tomar suplementos alimentares de ácido fólico durante a gravidez reduz as chances do bebê nascer com autismo.

Eliana C. Izaias

Comentários

Comentários