Variedades

Temperatura voltará a subir no Sul do país

No município de Urubici, na serra catarinense, região mais fria do Brasil, os termômetros marcaram na madrugada de hoje (3), 1,5 grau Celsius (ºC). Em São Joaquim (SC), 4,2ºC; em São José dos Ausentes (RS), 4,8ºC e, no Paraná, a menor temperatura foi registrada em General Carneiro (5,4ºC). Segundo o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre, uma massa de ar seco e fria que atua no Sul do Brasil, perde força nas próximas horas e se desloca para o oceano fazendo com que as temperaturas voltem a subir.

“Até o final de semana já teremos temperatura próxima dos 30ºC”, informa o meteorologista. No Paraná, de acordo com o serviço estadual de meteorologia (Simepar), este ano foram registradas as temperaturas mais baixas dos últimos cinco anos para o mês de novembro.

Em Curitiba ontem (2), a temperatura mínima ficou em 8,6ºC. O recorde para este mês foi registrado em 2006 – mínima de 7,3ºC. A previsão para hoje (3) é que a temperatura mínima fique em 9ºC e a máxima, 20ºC.

A massa de ar seco mantém o dia ensolarado na maioria das regiões. De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas isoladas apenas no litoral sul do Paraná, leste e sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul.

Devido às chuvas e ao vendaval que atingiram 36 municípios da região oeste do Paraná nos últimos dias 29 e 30, Santa Isabel do Ivaí decretou situação de emergência e, segundo a Defesa Civil, outras cidades fizeram levantamentos de danos e prejuízos.

As chuvas afetaram 167.426 pessoas e causaram duas mortes. Aproximadamente 400 pessoas ainda estão desalojadas. Não há previsão de chuva para a região oeste nas próximas horas.

Comentários

Comentários