Tempestade de areia aumentou temperaturas em Marte, diz ESA

Uma tempestade de areia fez com que a temperatura de Marte subisse entre 20°C e 30°C, segundo pôde observar a missão Mars Express, informou hoje a Agência Espacial Européia (ESA). As observações da sonda espacial permitiram conhecer melhor os efeitos e conseqüências das tempestades de areia sobre Marte, um fenômeno regular no planeta vermelho.

A missão permitiu detectar um grande aquecimento atmosférico em julho, em paralelo a uma diminuição das temperaturas da superfície do planeta. Isso faz com que os veículos espaciais que se movimentam por Marte, impulsionados por energia solar, se vejam obrigados a “hibernar” durante as tempestades de areia, assinalou a ESA.

A poeira levantada por uma tempestade de areia detectada em junho fez com que, durante o mês seguinte, o planeta ficasse coberto, o que fez com que a radiação solar não chegasse com a mesma intensidade nesse período.

— Apenas 20% da radiação solar chega à superfície do planeta nesse momento — afirmou o cientista Vittorio Formisano, do Instituto de Física do Espaço Interplanetário de Roma.

Nos meses seguintes, a tempestade de areia foi se dissipando, da mesma forma que seu efeito de aquecimento atmosférico. Os cientistas da ESA admitem que ainda restam muitos mistérios acerca das tempestades de areia de Marte.

— Por que acontecem em alguns anos e não em outros? — perguntou o cientista francês François Forget, da Universidade de Paris, deixando no ar apenas um, dentre os inúmeros mistérios que ainda assombram o planeta vermelho.

Comentários

Comentários