Tempo já começou a mudar: muita chuva e riscos de temporais no RS

Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

Rio Grande do Sul: A virada no tempo já começou a ocorrer pela formação de uma frente quente sobre o estado gaúcho.

Yes Consulta

Estação oficial na cidade de Santo Augusto, no Noroeste gaúcho, registrou chuva de 10 mm em uma hora e rajadas de vento de 118 km/h entre 5h e 6h, nesta terça-feira (21), segundo a MetSul.

A instabilidade deve se intensificar ao se deslocar pelo território gaúcho com risco de chuva localmente forte, raios e granizo isolado, além de vendavais isolados.

Cidades que amanheceram com sol mais a Leste do Rio Grande do Sul terão aumento de nebulosidade e chuva no decorrer do dia.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Não se prevê cenário de tempo severo generalizado e reitera-se que as ocorrências de temporais tendem a ser isoladas.

A zona com maior possibilidade de tempestades isoladas, localmente fortes a severas, entre hoje e amanhã, inclui o Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul, a Metade Norte gaúcha, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense, e o Planalto Sul de Santa Catarina.

Livros Cristãos
Doceria recheio de amor

Nestas áreas, alguns temporais devem ter forte intensidade e com potencial de causar danos, mas de forma muito localizada.

O risco de tempo severo preocupa na noite de hoje e na madrugada da quarta-feira na Metade Norte gaúcha com os dados indicando o avanço de várias células de tempestade de Oeste para Leste pela região numa atmosfera aquecida e com alta divergência de vento, o que pode gerar fenômenos isoladamente extremos de vento e/ou granizo com potencial de causar estragos.

Andrade casas de madeira

A instabilidade não apenas trará temporais. A previsão da MetSul é de muita chuva para parte do Rio Grande do Sul.

As saídas dos modelos da madrugada desta terça insistem em indicar que parte do território gaúcho terá volumes bastante altos de precipitação.

O modelo regional de alta resolução da MetSul WRF de 4 km aponta na sua projeção de chuva acumulada em 72 horas, até 21h de quinta, muita chuva para a Metade Norte gaúcha com marcas acima de 100 mm em diferentes pontos e mesmo acima de 150 mm de forma isolada, não se descartando registros pontuais localizados em torno de 200 mm.

A Grande Porto Alegre e Litoral estão na zona de risco de chuva forte entre hoje e amanhã.

Embora esta terça tenha começado com tempo firme, a nebulosidade aumenta muito durante a manhã na área metropolitana e o tempo se instabiliza com chuva e trovoadas.

Há possibilidade de períodos de chuva moderada a forte e até isoladamente torrencial entre esta terça e a quarta.

O período de maior risco de chuva forte na região será entre a tarde e noite de hoje e o começo da quarta-feira, ainda de acordo com a MetSul.

Comentários

Comentários