Colunistas

Tenho sentido ansiedade, mau-humor, irritação. É normal termos um dia melhor, e outro pior? – Dr. Sander Fridman

Tenho sentido ansiedade, mau-humor, irritação. É normal termos um dia melhor, e outro pior?

Ansiedade e irritação são emoções às vezes vividas pelas pessoas.

Não há de se preocupar com a busca de tratamentos médicos quando estes sentimentos são fáceis de entender no contexto de uma situação vivida, ou seja, quando as pessoas lhe dizem que se sentiriam pior ou, ao menos parecido, numa situação semelhante. Outras vezes, é notório que nossa ansiedade ou irritação parece não ter um motivo claro que a justifique Ou nossa reação parece demasiadamente exagerada.

Nestes casos, uma avaliação profissional competente poderá encontrar oportunidades de tratamento e estratégias para a atenuação destes comportamentos, e do sofrimento emocional que os acompanha. Às vezes, uma busca por ajuda psicológica ou psiquiátrica para uma alteração comportamental poderá identificar inclusive problemas físicos, neurológicos ou endocrinológicos, que necessitam igualmente tratamento, prevenindo outras complicações físicas, psiquiátricas e sociais dos problemas negligenciados.

Por outro lado, quando as situações angustiantes parecem explicar a ocorrência da ansiedade e da irritação, na medida em que se alongam no tempo, uma orientação e um apoio reflexivo podem ser úteis no sentido de encontrar saídas psicossociais e estratégicas convenientes para que um adoecimento físico ou mental não acabe por, inevitavelmente, resultar do sofrimento psicossocial real intenso e prolongado.

 

Dr. Sander Fridman é Doutor em Psiquiatria pela UFRJ, e atende na Clinica Mais Saúde em Ivoti.

Comentários

Comentários