Terno de Reis é tema de atividade no V Simpósio da Imigração Alemã, em Dom Pedro de Alcântara
Nessa sexta-feira, 19 de outubro, a ONG Curicaca promove um encontro de Troca de Saberes e Fazeres da Mata Atlântica com o tema Terno de Reis, forma de expressão popular que ocorre no período que vai do Natal até o Dia de Reis, em 06 de janeiro. A iniciativa está inserida na programação do V Simpósio sobre Imigração Alemã no Litoral Norte/ RS e será às 18h30min, na Sociedade Esportiva Aimoré (Rua Jacob Magnus, 360, Dom Pedro de Alcântara).
Pelo menos três músicos que fazem a visitação de casas em Dom Pedro de Alcântara na época em que se comemora o nascimento de Jesus já confirmaram suas presenças. Celírio Schwanck, Pítia Mengue e o seu filho, Castelo Mengue, vão falar ao público sobre os significados e os valores que o Terno de Reis tem para a comunidade, e, ao final, farão uma mini-apresentação, mostrando algumas das canções que costumam tocar com sanfona, violão, pandeiro e outros instrumentos.
“O Terno de Reis é uma tradição de origem portuguesa, relacionada à história bíblica dos Reis Magos, na qual um grupo passa pela cidade cantando, algumas vezes até de improviso”, ressalta Patrícia Bohrer, Coordenadora de Educação e Cultura da ONG. “Aqui no Sul é costume fazer essa peregrinação à noite. As pessoas que são visitadas oferecem um café para os instrumentistas, cantores e palhaços que fazem o Terno, e no fim acaba virando uma festa”, conta ela. Os integrantes da Curicaca vão mediar a atividade, que é parte da Ação Cultural de Criação “Saberes e Fazeres da Mata Atlântica”, financiada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo banco Kfw. A ONG Centro de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, sediada no município e voltada para a valorização da cultura local, estará ajudando na Troca.
No mesmo dia e lugar, também dentro da programação do Simpósio, os técnicos da Curicaca apresentarão dois trabalhos sobre a interdependência entre natureza e cultura e seu significado na região de Dom Pedro de Alcântara. A palestra de título “Corredores Ecológicos – Caminhos que ligam a cultura e a natureza de Dom Pedro de Alcântara” está marcada para às 11h10min, e a palestra “Microcorredores da Cultura em Dom Pedro de Alcântara: Memória e Vida do Patrimônio Cultural Imaterial” será apresentada às 11h20min.
Ao receber o V Simpósio da Imigração Alemã, o município de Dom Pedro de Alcântara reafirma a importância de conhecer e valorizar suas raízes culturais, dado que a imigração alemã foi de grande importância e é responsável por um significativo patrimônio cultural material e imaterial ainda existente na região. O evento tem início na noite de na quinta-feira e segue até sábado. Além das palestras técnicas, haverá uma programação cultural com danças típicas. A Prefeitura Municipal e seus parceiros aguardam os visitantes com entusiasmo.