Vida & Saúde

Teste da Orelhinha de Torres é referência nacional

No início do mês de agosto o exame de Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) passou a ser obrigatório por força de Lei de Federal. Com isso, Estados e Municípios precisam se organizar para a realização do exame em todos os recém-nascidos do país. Torres dispõe do exame há pouco mais de dois meses e, apesar do pouco tempo, já se tornou referência nacional na prestação deste serviço. A experiência de Torres está sendo copiada por municípios de diversos estados do Brasil, como por exemplo, Espírito Santo. Também é referência à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul na indicação de exemplos bem-sucedidos na oferta do Teste da Orelhinha.

O exame realizado em Torres é oferecido também aos recém-nascidos de Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Mampituba, Arroio do Sal, Três Cachoeiras e Dom Pedro de Alcântara. Para conquistar a adesão destes municípios, profissionais da Secretaria de Saúde de Torres visitaram cada um deles orientando sobre o serviço e o agendamento. O exame é realizado toda quarta-feira das 8h às 17h, com intervalo das 11h às 12h40min. Para os recém-nascidos de Torres o agendamento do exame é realizado no Posto de Saúde Central mediante a apresentação da caderneta de vacinação e certidão de nascimento. Já o agendamento do exame para bebês não nascidos em Torres é realizado através das Unidades de Saúde dos Municípios contemplados.

O Teste da Orelhinha é um procedimento simples, rápido e indolor, mas que pode evitar um grave problema. O objetivo do exame é medir a capacidade auditiva e prevenir problemas de surdez. O procedimento não dura mais do que cinco minutos e não causa nenhum incômodo ao bebê. O teste da orelhinha é realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele é realizado preferencialmente durante o sono do bebê e consiste na colocação de um fone na parte externa do ouvido, onde são emitidos sons de fraca intensidade no canal auditivo e colhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

Comentários

Comentários