Testes de bafômetro na Viagem Segura de Finados aumentam 30% em relação ao feriado anterior
Foram testados quase 900 motoristas, sendo 334 autuados e retirados de circulação, impedindo-os de provocar acidentes. Quarenta e cinco deles estavam com nível de álcool de sangue que o Código Brasileiro de Trânsito configura como crime de trânsito e foram encaminhados à delegacia.
O número de autuações também registrou alta de 21% em relação ao feridão de outubro. Foram lavrados aproximadamente 11 mil autos de infração, dentro de um universo de 79,6 mil veículos fiscalizados. O aumento da fiscalização refletiu-se positivamente nas estatísticas com redução de 30% no número de acidentes com mortes (20 para 14) e diminuição de 18% no número de vítimas fatais (22 para 18) em comparação com o feriado anterior.
A Operação contabilizou também 353 acidentes com lesões, que resultaram em 487 feridos. Em comparação à média histórica dos últimos cinco feriados de Finados (2007-2011), a redução foi de 35% na média diária dos acidentes com vítimas fatais e 30% na média diária de mortes.
A Viagem Segura, que completa um ano no feriado de 15 de novembro, com mais de 20% da frota fiscalizada e mais de 11 mil bafômetros aplicados, tem como principais parceiros Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran/RS, Polícia Civil e EPTC, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. Também colaboram com a operação órgãos de trânsito municipais, Famurs, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres e ONGs ligadas à área de trânsito.