Tolerância
O fim da II Guerra Mundial e da ditadura Vargas, no mesmo ano;
o suicídio de Vargas em 24/08/1954;
a construção de Brasília, inaugurada em 1960;
a Campanha da Legalidade, em 1961;
os conturbados anos que precederam 31/03/1964, seguidos por 21 anos de ditadura militar;
a redemocratização, em 1985;
o impeachment do presidente Collor, em 1992;
a consolidação do Plano Real, que domou a inflação, em 1994;
a PEC (projeto de emenda constitucional) da reeleição, em 1997: Emenda Constitucional nº 16 de 04/06/1997;
a ascensão social das classes menos favorecidas;
o catapultar da dívida (externa+interna) que ultrapassa os dois trilhões de reais;
o julgamento da Ação Penal 470.
Todos esses episódios nos permitem lembranças trágicas e conquistas ímpares.
Humanos, somos preconceituosos em nossos julgamentos, TODOS. O que não devemos é extrapolar nossa parcialidade a ponto de transformar verdades em mentiras ou vice-versa. Se continuarmos de dedo em riste apontando os que não comungam nossas ideias, não ensarilharmos as armas, jamais usufruiremos a PAZ!
POR UM MUNDO MAIS DIGNO
Voltaire defendia o direito de todo o homem expressar livremente suas opiniões e crenças. “Tratado sobre a Tolerância” foi escrito há 250 anos, mas você vai perceber como é atual.
Não é mais aos homens que eu me dirijo. É para Você, Deus de todos os seres, de todos os mundos, de todos os tempos: Que os erros agarrados à nossa natureza não sejam motivo de nossas calamidades.
Você não nos deu coração para odiarmos, nem mãos para nos enforcar. Faça com que nos ajudemos mutuamente a suportar o fardo de uma vida penosa e passageira.
Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre nossas leis imperfeitas e nossas opiniões insensatas não sejam sinais de ódio e perseguição.
Que aqueles que acendem velas em pleno dia para Te celebrar, suportem os que se contentam com a luz do sol.
Que os que cobrem suas roupas com um manto branco para dizer que é preciso Te amar, não detestem os que dizem a mesma coisa sob um manto negro.
Que aqueles que dominam uma pequena parte desse mundo, e que possuem algum dinheiro, desfrutem sem orgulho do que chamam poder e riqueza e que os outros não os vejam com inveja, mesmo porque, Você sabe que não há nessas vaidades nem o que invejar nem do que se orgulhar.
Que eles tenham horror à tirania exercida sobre as almas, como também execrem os que exploram a força do trabalho. Se os flagelos daguerra são inevitáveis, não nos violentemos em nome da paz. Que possam todos os homens se lembrar que são irmãos!
Como fecho de ouro, seu maior pensamento, na minha opinião:
EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO.
A seguir, pensamentos de personalidades de vários países, credos e convicções políticas:
Existem três verdades: A sua, a minha e a verdade verdadeira. Nós dois, juntos, devemos procurar a verdade verdadeira. (Frei Betto)
Se um dia tiveres que escolher entre o mundo e o amor… lembre-se: Se escolheres o mundo ficarás sem o amor, mas com o amor conquistarás o mundo. (Albert Einstein)
O homem não pode fazer tudo certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. (Mahatma Gandhi)
A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… Simplesmente disse eu? Mas como é difícil. (Mário Quintana)
Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Eu brindei o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas vivam juntas, em harmonia e em iguais qual eu espero viver e alcançar. (Nelson Mandela)
Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos. (Martin Luther King)