Vida & Saúde

Torres intensifica o combate ao mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Torres está intensificando a atuação para o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. A medida integra a Campanha Nacional de Combate à Dengue, lançada pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira (20/10). O Ministério quer alertar a população e mobilizar profissionais e agentes de saúde para identificar e eliminar os focos do mosquito, e evitar o aumento do número de casos no verão. O tema da campanha é “Brasil unido contra a dengue”.

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde de Torres atua o ano todo, mas a partir de agora intensifica as visitas a residências e pontos estratégicos como borracharias, cemitérios, depósitos de sucata, entre outros. Também acelera as atividades educativas junto à comunidade e as palestras nas escolas. A coordenadora Carmem Regina Vieira destaca que “o olhar será mais atento na localização de focos de água limpa e parada, ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”. Desde 2006, Torres não apresenta mosquitos e nem larvas do mosquito causador da dengue. “Cada um deve fazer a sua parte para que continuemos com esse status negativo”, ressalta Carmem.

Entre as orientações da Vigilância Ambiental em Saúde estão: manter tampadas as caixas d'água; não juntar objetos que facilitem a propagação do mosquito, como pneus, garrafas, tonéis e baldes; não manter em casa plantas em água; deixar areia nos pratos de vasos de flores; e manter as bandejas da geladeira sempre limpas e secas. Ainda é importante desobstruir calhas, lajes e ralos, bem como realizar a manutenção de piscinas. Já os pneus não devem ser deixados a céu aberto e sim em local fechado e mantidos limpos.

Comentários

Comentários