Torres prepara limpeza da Lagoa do Violão
Nesta semana foi constatada a morte de alguns peixes na Lagoa do Violão. O biólogo da Prefeitura Rivaldo Raimundo da Silva fez uma vistoria no entorno da lagoa na terça-feira (15.07) e constatou a morte de 13 peixes, sendo todos da espécie Tilápia.
De acordo com o biólogo a Tilápia é um peixe bastante sensível a mudanças de temperaturas, fato ocorrido nos últimos dias com a chegada de uma onda de calor em pleno inverno. Para Rivaldo as mortes não se devem à falta de oxigênio na água, “não visualizei nenhum peixe agonizando ou procurando ar na superfície, o que nos leva a acreditar que não seja a falta de oxigênio na lagoa que provocou estas mortes”, acrescenta ele.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente continuará a monitorar a Lagoa do Violão nos próximos dias e, junto com a Secretaria Municipal de Obras, deverá realizar em breve uma nova operação de limpeza no local, retirando um pouco dos aguapés mais velhos provocando assim uma renovada na água.
Em janeiro deste ano a Prefeitura realizou, com a parceria dos moradores, uma limpeza na Lagoa do Violão. Vale lembrar que os aguapés fazem parte do ecossistema da lagoa e são importantes, pois atuam na limpeza da água. No entanto representam perigo à lagoa quando cobrem todo o espelho dágua, pois impedem a oxigenação da água. O que não está ocorrendo no momento, pois a prefeitura tem mantido a quantidade de plantas sobre controle.