Torres realizou 1ª Conferência Municipal de Juventude

Durante a manhã de quarta-feira (31/08), jovens de Torres estiveram reunidos no auditório da Ulbra na 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Juventude. Promovida pela Prefeitura de Torres, a conferência foi um espaço democrático de discussão e articulação coletiva em torno de diretrizes para elaboração de políticas públicas em áreas como saúde, educação, direitos humanos, esporte, cultura e lazer e mídia/redes sociais e novas tecnologias. Cerca de 200 jovens participaram da etapa preparatória para Conferência Estadual e Nacional de Politicas Públicas para Juventude.

Durante o discurso de abertura, o prefeito de Torres, João Alberto Cardoso, lembrou que começou a carreira politica quando ainda era estudante e destacou a importância da realização da conferência. “É uma oportunidade para os jovens apresentarem seus principais anseios e discutirem, de maneira construtiva, novas ideias e projetos que irão contribuir para o fortalecimento e consolidação de politicas públicas para a juventude”, ressaltou o prefeito. O prefeito também anunciou a criação da Coordenadoria Municipal de Juventude.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gibraltar Vidal, observou a importância do momento para que mudanças saiam da área do discurso para a prática. “Cada um aqui presente é responsável pelo processo de transformação de um mundo melhor”, destacou. Já coordenador municipal Gustavo Canela, apresentou as propostas e ressaltou a importância dos jovens na construção de um novo caminho para juventude. Também presentes no evento a assessora de imprensa da Ulbra Torres, Paula Medeiros, o vice-presidente do Conselho Estadual de Gestores de Juventude da Famurs, Wagner Freitas e o vereador José Ivan Pereira.

Foram apresentadas 25 propostas e aprovadas 10 em plenária com os jovens, entre elas: criação de um programa especializado para o atendimento a adolescentes na atenção básica de Saúde; mais investimentos em saúde e em educação; criação de cursos técnicos gratuitos; maior apoio ao meio ambiente com a instalação de mais lixeiras, ampliação da coleta seletiva, apoia a ONGs no trabalho de conscientização; criação de escolas de futebol, estruturas para treinos e incentivo aos jovens que querem praticar alguma modalidade esportiva; criação de monitoramento e denuncia de Pedofilia e outros crimes

Comentários

Comentários