Torres tem tratamento supervisionado para parar de fumar
O serviço inclui avaliação clínica, grupo de terapia, caminhadas orientadas e materiais de apoio associados ou não ao uso de medicamentos e adesivos, que varia de acordo com a necessidade de cada paciente.
Os interessados devem procurar o Centro de Apoio Psicossocial – CAPS Renascer, localizado na rua Leonardo Truda, 523, próximo ao Posto de Saúde. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O tratamento é realizado em grupo e compreende encontros semanais. Neles o grupo participa de dinâmicas com profissionais da saúde. Nos encontros, os fumantes descobrem os motivos de seu comportamento e o tratamento é associado ou não ao uso de medicamentos e adesivos. Desde a implantação, o programa já beneficiou 130 usuários tabagistas, sendo que destes, 60% encontram-se em abstinência do cigarro.
O grupo anti-tabagismo é considerado um importante aliado para quem deseja parar de fumar.
Hoje, o tabagismo é amplamente reconhecido como uma doença resultante da dependência de nicotina. Os usuários dos produtos de tabaco se expõem continuamente à cerca de 4.700 substâncias tóxicas e, assim, acabam contraindo outras doenças como câncer de pulmão, infarto, bronquite crônica, enfisema pulmonar e derrame cerebral.
Conforme estatísticas existem hoje 1,2 bilhão de fumantes e quatro milhões de mortes anuais no mundo devido ao tabagismo.