Educação

Torres: VIII Feira do Livro encerrou no domingo

O clima não colaborou, mas não tirou o brilho da VIII Feira do Livro de Torres, que encerrou no domingo (14), com saldo positivo de público, vendas e programação. Os organizadores, Prefeitura, Sesc e Ulbra Torres, estimam um envolvimento de cerca de 12 mil pessoas nos quatro dias de feira, que teve atividades na tenda instalada na Prainha, no Centro Municipal de Cultura e no Hotel Sesc.

Uma programação cultural diversificada, enfocando a Literatura e a Poesia, atraiu a atenção de um bom público, que pôde interagir com diversos escritores, como o anfitrião José Nilton Teixeira (Niltinho), de Torres, o patrono, Ricardo Silvestrin, e os poetas homenageados Alexandre Brito e Ronald Augusto, bem como Mário Pirata, que brincou com rima e poesia com alunos de diversas escolas, e Fabrício Carpinejar, que ministrou uma oficina literária e participou de um sarau de poesias com poetas locais.

O patrono da feira, o poeta porto-alegrense Ricardo Silvestrin, 45 anos, declamou poesias na abertura oficial da feira, na noite de quinta-feira (11), recebendo aplausos entusiasmados do público. Ele é formado em Letras, colunista do Segundo Caderno do Jornal Zero Hora, tem 11 livros publicados, sendo alguns de poesia infantil; e oito antologias. Silvestrin já recebeu diversos prêmios, entre eles vários prêmios açorianos de melhor livro editado no RS. Também é músico e compositor. Junto com os poetas Alexandre Brito e Ronald Augusto, integra o grupo musical os poETs, que se apresentou no sábado (13), levando ao público “música legal com letra bacana”, como os próprios definem, agradando a todos.

A feira encerrou no domingo com o I Encontro de Poetas do Litoral Norte, contando com a presença de poetas de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa e Passo de Torres. O debate foi sobre formas de organização dos escritores e alternativas para fortalecer a poesia no Litoral Norte, buscando integrar os poetas da região e promover a difusão das suas obras.

Comentários

Comentários