Trabalhadores nascidos em junho já podem sacar o PIS
Começa nesta quarta-feira (21) o pagamento do Abono Salarial e dos Rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) para os trabalhadores que nasceram no mês de junho.
A Caixa Econômica Federal (CEF) deve liberar R$ 243 milhões para as 655 mil pessoas desse grupo.
Os saques do PIS – no valor de um salário mínimo (R$ 380) – são feitos nas agências da Caixa. Os trabalhadores que possuírem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada também podem fazer o saque nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui.
No momento de efetuar o saque, é preciso estar com a carteira de identidade e comprovante de inscrição no PIS. O saque pode ser feito até o dia 30 de junho de 2008.
Os trabalhadores nascidos nos demais meses já tiveram seus benefícios liberados para saque. Até agora, 9,55 milhões já receberam o abono do PIS. O prazo para retirar o dinheiro também é junho de 2008.
Pode sacar o abono o trabalhador cadastrado no PIS ou Pasep até 2002, que tenha trabalhado pelo menos 30 dias – consecutivos ou não – no ano de 2006 com carteira assinada por empregador contribuinte do PIS/Pasepp e que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais.
Tem direito ao saque dos rendimentos do PIS o trabalhador que foi cadastrado no PIS-Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo de quotas. Segundo a Caixa, o saque das quotas pode ser solicitado por motivo de aposentadoria, reforma militar, invalidez permanente, idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, titular ou dependente portador do vírus HIV, câncer do titular ou de seus dependentes, morte do participante e benefício assistencial a pessoa portadora de deficiência e ao idoso.