Vida & Saúde

Tramandaí oferta testes rápidos de HIV e Sífilis na Atenção Básica

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis.

Para tanto o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria da Saúde de Tramandaí em consonância com o Ministério da Saúde, realizou dia 11 de junho uma capacitação Microregional com o apoio da 18ª CRS, onde capacitou aproximadamente 40 profissionais (da região e do município)  para a realização dos testes rápidos para diagnostico de HIV e  detecção de sífilis na Atenção Básica.

Agora o município de Tramandaí esta habilitado para realizar diagnóstico e a triagem dessas DSTs. A Coordenadora do Programa de DST/AIDS do município comemora o feito considerando que a partir dessa nova tecnologia será possível incentivar as pessoas a realizarem os exames o mais precocemente possível e evitar com que cheguem nos serviços de referência num estagio avançado da doença, além de que o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical.

O teste rápido é feito a partir da coleta de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem e o resultado sai em aproximadamente  20 minutos, evitando dessa forma que o paciente tenha que se deslocar a Unidade de saúde várias vezes para realizar o exame.

O teste de Aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame.

Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

Onde realizar o Teste Rápido Diagnóstico de HIV e Sífilis em Tramandaí:

Nas Unidades de Saúde da Família dos Bairros: Parque dos Presidentes, Tiroleza, Indianópolis, Cruzeiro, São Francisco I  e no Posto PAI -SAE/CTA.

Para mais informações faça contato: 51 – 36849072 Ginásio Municipal de Esportes, que fica na Rua Maria F. Rezende, S/N ou pelo e-mail: dstaids@tramandaí.rs.gov.br.

Comentários

Comentários