Tramandaí: PF desarticula quadrilha especializada em fraudes bancárias pela internet

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira nove mandados de prisão preventiva e de 16 busca e apreensão, sendo 13 no Rio Grande do Sul e três no Pará, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Tramandaí (RS), e Marabá (PA).

A operação Dedicado visa desarticular uma quadrilha especializada em fraudes bancárias pela internet.

As investigações, conduzidas pelo Grupo de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas (GFEL) da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz), tiveram iníco em abril de 2010. Utilizando cruzamentos de informações provenientes do Projeto Tentáculos*, a PF identificou o grupo, que seria liderado por um gaúcho, que teria como “braço-direito” um paraense.

O valor estimado das fraudes cometidas, apenas no período de investigação, supera os R$ 5 milhões, podendo atingir montantes maiores a partir da análise do material apreendido.

Segundo a polícia, as fraudes consistiam em invasão de contas da Caixa Econômica Federal e outros bancos para subtrair valores, através de transferências a “laranjas”, pagamento de boletos bancários e tributos (especialmente IPVA) e compras de mercadorias (como materiais de construção). Além disso, o grupo invadia contas de clientes de empresas aéreas para emitir passagens a terceiros usando os pontos do programa de milhagem das vítimas.

Os investigados podem responder pelos crimes de furto qualificado, estelionato, formação de quadrilha e interceptação telemática criminosa. Somadas, as penas podem ultrapassar 25 anos de reclusão.

Comentários

Comentários