Geral

Travessia nas obras da Rota terá horários especiais para o feriadão de finados

Para atender à demanda de veículos durante o feriado prolongado do próximo final de semana, o Daer estabeleceu a liberação da travessia junto às obras do Viaduto da Cascata para os seguintes horários:

Das 18 horas de quinta-feira (1º) às 7 horas da sexta-feira (2) – tráfego liberado somente no sentido da Serra para o Litoral.

Das 18 horas da sexta-feira (2) às 7 horas do sábado (3) – tráfego liberado nos dois sentidos

Das 18 horas de sábado (3) às 7 horas de domingo (4) – tráfego liberado nos dois sentidos.

Das 12 horas de domingo (4) às 7 horas de segunda-feira (5) – tráfego liberado somente no sentido do Litoral para a Serra.

O diretor-geral do Daer, Gilberto Cunha alerta que, mesmo com o trafego especial, é possível que ocorram demoras e filas. “A rodovia está em obras, especialmente junto ao Viaduto da Cascata e a demanda nos feriadões sempre supera as expectativas, causando transtornos em diversas rodovias do Litoral. Porém, as obras estão em fase final e as empresas trabalham para que a meta seja cumprida: entregar a Rota do Sol até o final do ano”, avalia Cunha.

Interditado
A partir da próxima segunda-feira (5), será interditada a travessia de veículos nas obras do Viaduto da Cascata, na RS 486 (Rota do Sol). Segundo Gilberto Cunha, a interdição total é necessária para que seja possível executar terraplenagem e os acessos ao viaduto, além de outros serviços no mesmo trecho.

Com a execução das obras, não será possível realizar a travessia no local, tornando-se inviável o deslocamento entre a Serra e o Litoral pela RS 486 para todos os tipos de veículos, até que esteja concluído o viaduto que tem 330 metros de extensão – o maior viaduto da Rota do Sol. Com a medida, o tráfego ficará impedido inclusive nos finais de semana e feriados, até a conclusão da obra prevista para dezembro próximo. A alternativa para os deslocamentos entre a Serra e o Litoral continua sendo a Serra do Umbu (RS 484, por Maquine) até a BR 101.

Situação das obras

O que está sendo feito:
Viaduto da Cascata: execução terraplenagem do trecho dos encontros do viaduto (400 metros) (Construtora Sultepa S/A).

Terra de Areia e Arroio Bananeiras: execução da última camada asfáltica no trecho de 14 km. Do total, já estão concluídos três quilômetros. (construtora: Camargo Corrêa Ltda.)

Viaduto da Reversão: Em execução o lançamento das vigas metálicas. (construtora: Gaúcha).

Alças do viaduto da BR-101: Em execução os aterros do ramo A do trevo. (construtora: Mac Engenharia).

O que falta fazer
Viaduto da Cascata: 400 metros de terraplenagem no trecho do viaduto da Cascata; guarda-corpos do viaduto; concretagem do viaduto; e pavimentação do viaduto.

Viaduto de subida da Reversão: pavimentação de 200 metros que faz a ligação dos túneis com as cabeceiras dos viadutos da Reversão (serão executados após a conclusão do viaduto de subida).

Alças do viaduto da BR-101: 80% da terraplenagem das alças e pavimentação do trecho (1 quilômetro).

Terra de Areia e Arroio Bananeiras: falta uma camada de 5 cm de asfalto no trecho com 14 quilômetros.

Proteção das encostas: o projeto está em fase de conclusão (previsão: novembro).

Comentários

Comentários