Uergs recebe escritura de terreno para a instalação do campus em Osório

Através da entrega da escritura do terreno doado pela prefeitura de Osório a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs será aberto o edital para o início da construção dos prédios que somam 1.800m² que abrigarão a instituição na cidade. A entrega do documento ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 11, no gabinete do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, com a presença do reitor da universidade, Fernando Guaragna Martins e do prefeito eleito de Osório, Eduardo Abrahão.

Na reunião, ficou estabelecida a visita de engenheiros da prefeitura nesta semana para o estudo topográfico da área de cinco hectares de instalação do campus. Após a análise do local apropriado para a edificação dos três módulos, será publicado o edital de licitação para a contratação da empresa construtora. A área está localizada no bairro Bosques do Albatroz, às margens da Estrada do Mar, no km 1,5, no prolongamento da Rua Santos Dumont.

Segundo o prefeito de Osório, o cronograma de instalação do campus no município está sendo seguido. “Será um novo nicho de graduação voltado para um polo tecnológico que vai desenvolver a universidade também. Pretendemos entregar a nova estrutura pronta até o final de 2013 e vamos publicar o edital na próxima semana”, disse Bolzan Júnior.

O projeto dos prédios foi definido pela Uergs e será executado pela prefeitura. “É uma satisfação sair do provisório e ir para uma grande estrutura. O município de Osório e o Litoral Norte têm um grande potencial. Já estamos vendo a perspectiva de ampliação, com mais um prédio para laboratório”, disse o reitor. Segundo Guaragna, os cursos oferecidos inicialmente serão de Biologia Marinha e Pedagogia e as aulas vão iniciar no prédio onde hoje está instalado o Instituto Federal que, em janeiro, ocupará o seu prédio novo.

O convênio entre a Uergs e a prefeitura de Osório foi assinado em abril deste ano e nele, o município se compromete com os procedimentos licitatórios para a realização das obras de construção dos prédios destinados a Unidade da Uergs no município. Além da construção de prédio viabilizará toda a infraestrutura, como transporte público intermunicipal, acessos, rede estabilizada, entre outros.

Já a Uergs se compromete com os equipamentos diversos e mobiliário, manutenção da Unidade Universitária após a entrega e o aceite da obra, o pagamento das despesas, tributos, taxas referentes ao imóvel e suas edificações a partir da data efetiva da posse, a alocação de pessoal técnico administrativo e docente do seu quadro funcional, para os cursos que serão oferecidos.

Comentários

Comentários