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A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) divulgou o Listão de classificados no Concurso Vestibular 2022 no site www.vestibular.ufrgs.br.

Os candidatos relacionados precisam enviar toda a documentação exigida para a vaga de graduação de acordo com a modalidade de ingresso, conforme está indicado no Edital e no Manual do Candidato.

O processo deve ser realizado pelos ingressantes do primeiro e do segundo semestres entre os dias 3 e 9 de março.

Já está disponível também o Boletim de Desempenho para consulta individual, no Portal do Candidato.

Candidatos não convocados no Listão devem ficar atentos aos chamamentos para vagas remanescentes, que começam a ser publicados a partir de 14 de março; a UFRGS não solicita inscrição em lista de espera.

A Coperse reforça, ainda, que os candidatos eliminados na fase de pré-classificação [os critérios estão no item 7 do Edital] não têm a sua Redação corrigida e, consequentemente, estão reprovados.

A aplicação do Concurso Vestibular 2022 da UFRGS foi realizada nos dias  12 e 13 de fevereiro.

No total, 15.234 estavam aptos para a seleção que contou com uma abstenção no dia final de provas de 17,85%.

Nesta edição são oferecidas 3.980 vagas em 89 cursos de graduação na UFRGS.

Clique aqui e veja os aprovados.

Seguem as orientações básicas dadas aos calouros.

Como funciona a primeira etapa da matrícula

O processo de matrícula de graduação na UFRGS é feito em duas etapas. A primeira fase é realizada com o envio dos documentos obrigatórios pelo Portal do Candidato.

Entre os dias 3 de março (a partir de 9 horas) e 9 de março (até as 23h59), os ingressantes anexam, nas abas correspondentes, toda a documentação exigida para a sua modalidade de ingresso, em forma de arquivos digitalizados [confira aqui um tutorial].

Esses arquivos devem estar legíveis, em boa qualidade, sem cortes ou rasuras, possuir no máximo 5 MB de tamanho e estar nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf.

É possível utilizar scanner ou um telefone celular (com boa resolução de câmera) para as digitalizações.

Há um bloco de documentos que é obrigatório para TODOS os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. São eles:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio: os dois documentos podem estar em uma mesma folha, e o histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e descrição das disciplinas. Também é necessário que esteja assinado pela autoridade competente. Os documentos são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Em caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos.

O candidato que estiver concluindo o Ensino Médio no ano letivo 2021 e, no momento do envio da documentação, não tiver o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou o Histórico Escolar deve enviar, em caráter provisório, a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio. Esse documento deve ser preenchido e assinado pela escola conforme o modelo disponível no Manual do Candidato. O candidato que postar a declaração provisória deverá enviar posteriormente, no Portal do Candidato, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio. Durante a etapa de avaliação acadêmica, haverá a possibilidade de complementar a informação, e o envio desses documentos deve ser feito dentro desse prazo;

  • Documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do candidato e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos no edital do processo seletivo, mas são válidos RG, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e documentos expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos nesse caso;
  • Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato. O participante que marcar que ocupa uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior neste formulário terá o prazo de até cinco dias úteis após a matrícula presencial (segunda etapa) para se desvincular de um dos cursos.

Além desses documentos, aqueles que ingressam nas vagas de Ações Afirmativas (cotas – L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. Os documentos necessários para cada caso estão descritos no Edital, no Manual do Candidato ou no Portal Ingresso.

O ingressante deve ficar atento ao prazo informado para a postagem dos documentos no Portal do Candidato, pois o serviço de envio de documentação é interrompido às 23h59 (horário de Brasília) do dia 9 de março. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. Ao finalizar o processo, com o envio para análise, o ingressante receberá um comprovante informando que o processo foi finalizado. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga.

Atendimento de dúvidas

Após a leitura dos materiais disponíveis, as dúvidas que permanecerem podem ser sanadas pelo e-mail ingresso@ufrgs.br ou pelo atendimento virtual por webconferência (que deverá ser agendada pelo mesmo e-mail de contato).

Endereços e horários das salas de webconferência:

segundas e quartas – das 14h às 17h

terças e quintas – das 9h às 12h

Depois do envio de documentos

Após a confirmação do envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso. A homologação é comunicada por meio do próprio Portal do Candidato. Os ingressantes pelas cotas raciais (L2, L4, L10 e L14) devem estar atentos à publicação das listagens de convocação para verificação da autodeclaração étnico-racial e das sessões de verificação da autodeclaração étnico-racial, que serão divulgadas em site próprio.

A segunda etapa de matrícula (matrícula de calouros) será realizada de acordo com o semestre de ingresso do candidato: entre 23 e 25 de maio, para 2022/1; e entre 24 e 26 de outubro, para 2022/2. As demais datas, como o início das aulas, estão disponíveis no Calendário Acadêmico.

Chamamentos remanescentes

Os candidatos aprovados e não selecionados no Listão continuam concorrendo às vagas remanescentes. Pelo Vestibular, não há necessidade de inscrição em lista de espera, pois todos aqueles que não foram eliminados (veja os critérios de eliminação no Edital) estão automaticamente aptos para os chamamentos seguintes. O ordenamento, com a classificação dos candidatos, será atualizado no site de Divulgação de Dados de Chamamentos.

As chamadas para as vagas remanescentes na UFRGS estão programadas para os dias 14, 22 e 30 de março e 7, 18 e 26 de abril, com possibilidade de novas datas, de acordo com a disponibilidade de vagas. Os editais de chamamento serão publicados na página própria da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação no Portal da UFRGS. A Confirmação de Interesse pode ser solicitada posteriormente, com andamento dos chamamentos. Mais informações estão no Manual do Candidato.

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