Educação

UFRGS virá para o Litoral Norte

O auditório da prefeitura de Tramandaí ficou lotado nesta segunda-feira (12) para a audiência pública sobre a expansão da UFRGS para o Litoral Norte. Autoridades políticas e de educação estiveram presentes ao encontro, que teve como principal notícia a confirmação de que a Universidade se instalará na região.

Segundo o vice-reitor da UFRGS, prof. Ruy Oppermann, a união e a mobilização da região foram fundamentais para que a proposta de instalar uma extensão da universidade no litoral fosse consolidada. “Devemos trocar a denominação do Comitê: não mais chamaremos de Pró-Extensão, mas sim de Comitê de Implantação da UFRGS/Litoral Norte”, afirmou.

Para Oppermann, a liberação de R$ 1,8 milhão pelo Ministério da Educação é o sinal de que há aprovação do órgão para executar o projeto de extensão. O vice-reitor lembrou ainda dos próximos desafios. “O corpo técnico da UFRGS deve elaborar o anteprojeto, o programa de desenvolvimento institucional, o projeto pedagógico”, afirmou. Além disso, é preciso definir os cursos oferecidos, submeter o processo ao Conselho da Universidade e reforçar a união política para a liberação de vagas para docentes e técnicos administrativos.

“Seguramente, os futuros cursos da UFRGS no litoral devem estar calcados em arte e cultura, saúde, serviços, formação, meio ambiente e agricultura familiar”, explicou, relacionando-os à realidade e às demandas locais.

A deputada federal Maria do Rosário (PT) destacou, na ocasião, os avanços do Governo Lula no campo da educação, lembrando Prouni, FIES e expansão da rede federal de escolas técnicas profissionalizantes. Já o também deputado federal Henrique Fontana (PT) salientou o protagonismo do Governo Federal e seu compromisso com a educação pública, democrática e de qualidade implantada pelo presidente Lula.

O vereador de Osório, professor Denílson reforçou o investimento do Governo Federal na educação, citando Fundeb, Prouni, formação de professores, Universidade Aberta e Brasil profissionalizado. “Com a expansão da rede federal de educação superior, o número de municípios atendidos por universidades passou de 114 em 2003 para 236 em 2010. Nesse período, foram criadas 13 novas universidades e mais de 100 novos campi, que ampliaram o acesso ao ensino superior”, comemorou o parlamentar, lembrando que o Governo Lula acredita que a educação é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O parlamentar cumprimentou o vice-reitor pela “clareza, responsabilidade e serenidade com que vem conduzindo as reuniões de trabalho” no processo de instalação da UFRGS no Litoral Norte.

Será encaminhada uma reunião aberta à comunidade, a ser realizada no dia 3 de maio, com a bancada gaúcha no Congresso Nacional para inteirá-los do processo e para reiterar a necessidade de engajamento político. “Para que, assim, os desafios minimizem-se e os tempos possam ser reduzidos”, disse Oppermann.

O presidente do legislativo osoriense, Ver. Rossano Teixeira também esteve no evento, que ainda contou com a presença do coordenador de Comitê Pró-Extensão da UFRGS, vereador Clayton, de Tramandaí, o prefeito anfitrião, Anderson Hoffmaister, o pró-reitor de Extensão, prof. Ângelo Silva, os deputados estaduais Mano Changes (PP) – presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa – e Alceu Moreira (PMDB), o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, a coordenadora da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, prof. Teresinha Silveira, e o diretor do Instituto Técnico Federal de Osório. Prof. Roberto Souaya.

Comentários

Comentários