Geral

Um ano sem Lourdes Rodrigues: tributo à cantora ocorre neste sábado em Imbé

Tributo a Lourdes RodriguesUm ano após o falecimento de uma das mais queridas e populares cantoras do Rio Grande do Sul, um tributo reunirá parceiros e admiradores do trabalho de Lourdes Rodrigues. A “Dama da Canção”, como era conhecida, será homenageada em um tributo neste sábado (31), a partir das 18h, em Imbé.

O evento, que terá entrada franca, ocorrerá na praça que leva o nome da cantora. A homenagem foi regulamentada através de Lei Municipal de iniciativa do vereador Uiraçu Pinto (PROS) e denominou o local popularmente conhecido por “Praça do DAER” como “Praça Lourdes Rodrigues”. Na oportunidade será lançada a pedra fundamental da praça, localizada na Avenida Beira-Mar, entre as ruas Taquara e Bento Gonçalves, no Centro de Imbé.

O evento contará com a presença dos grupos Remanescentes, Beach Rockers e Baladão DuBom, além dos cantores Wilmar Pandeiro & Grupo e João Rodrigues. Eles apresentarão canções eternizadas na voz de Lourdes e sucessos da MPB. No local também será realizado o 1° Festival de Comidas de Rua de Imbé, com a comercialização de lanches, pizzas, doces, pão com linguiça, cerveja, chopp e outros produtos.

Sobre o evento, Uiraçu destaca a importância de um tributo à cantora. “Lourdes residia em Imbé desde 2005 e fez diversas apresentações na cidade, sempre reunindo um expressivo número de pessoas. É justo que a cidade tenha um espaço dedicado a ela e que sirva como ponto de lazer à comunidade e principalmente de valorização da cultura, um segmento que ela tanto ajudou a difundir com suas obras”, destaca. Ele ainda revela que uma requisição de emenda parlamentar protocolada na capital federal deverá viabilizar a construção da praça. “Em fevereiro protocolei em Brasília um pedido de R$ 300 mil para construção da praça, com pista de skate, quadra de vôlei, cancha de bocha e outros espaços para lazer. Deveremos ter novidades no início do ano que vem, quando as emendas ao Orçamento Geral da União forem apresentadas pelos deputados”, finalizou.

Sobre Lourdes Rodrigues

Com mais de 60 anos de carreira e considerada uma das grandes interpretes de Lupicínio Rodrigues, Antônia Lourdes Bretas Rodrigues nasceu em Santa Maria e começou a carreira ainda jovem, em 1952, quando participou do concurso A Mais Bela Voz de Estudante do Rio Grande do Sul. Gravou os discos Utopia (1985) e Dona Divergência (1999). Em abril de 2014, ano do centenário do amigo e parceiro Lupicínio, foi homenageada no Prêmio Açorianos com um troféu pelo conjunto da obra.

Lourdes faleceu no dia 22 de outubro de 2014, aos 76 anos, no Hospital São Francisco, da Santa Casa de Misericórdia, onde estava internada desde o início de setembro em tratamento por complicações decorrentes do diabetes.

Comentários

Comentários