Geral

Uma semana alusiva os 205 anos do Marechal Osório

Na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, comemoram-se os 205 anos de nascimento do Marechal Osório (Manuel Luís Osório), patrono da arma da cavalaria. O homem que empresta seu nome ao município de Osório está sendo reverenciado com uma programação especial, na terra dos bons ventos.

As atividades iniciaram na sexta-feira (03), pela manhã, com um bate-papo feito pela professora e historiadora, Marina Raymundo da Silva, sobre a vida de General Osório, na Biblioteca Pública Fernandes Bastos.

Simultâneo a essa atividade, ocorreu à abertura das 24 horas de cultura na Praça das Carretas. No local apresentaram-se a Banda da Escola Municipal Osmany Martins Veras, a Banda e o grupo de danças do Nuac da Escola 16 de Dezembro, Escola Francisco Panni, Escola de Educação Infantil Criança Feliz, Banda da Apae, grupos culturais, violão e voz, poesia; oficina de reciclagem, apresentação das academias, danças tradicionais, desenho, apresentação da Escola Estadual General Osório; violão e voz, no Largo dos Estudantes; fatos e feitos do Marechal Osório no Museu Antropológico e Férreo, contação de histórias na Biblioteca Pública; apresentação da Escola Francisco Panni, das academias e escolas de dança no Largo dos Estudantes; resgate histórico dos grupos musicais de Osório, abertura oficial da Semana de Osório, apresentação do CTG Estância da Serra com o tema: General Osório, show do Renato e seus Blue Caps e oficinas durante a madrugada de sábado no Largo dos Estudantes.

O secretário interino da Secretaria da Cultura, Eduardo Renda, definiu a Semana de Osório como um verdadeiro espetáculo. – Vinte e quatro horas de cultura é sinal de nosso respeito ao patrono do nosso município, aliada a muitas atrações que seguem até dia 10. Nossa saudação e agradecimento aos que prestigiam e obrigado a Secretaria da Cultura e as demais secretarias que estão colaborando com esse evento.

O prefeito Eduardo Abrahão destacou a satisfação de realizar com a equipe da Cultura, um evento alusivo ao patrono da cavalaria nacional, o General Osório. – Fazer uma atividade com 24 de cultura ininterrupta não é fácil e por isso destaco nosso reconhecimento a Mailor e a Liége que coordenam uma equipe, que está promovendo esse diferencial na Semana de Osório. Sinto-me muito honrado por estar inserido neste processo de valorização ao município de Osório, ao qual temos grande amor. Sempre queremos construir mais para que ele seja cada vez melhor – disse Abrahão.

Comentários

Comentários