Uruguai vai se tornar um narcoestado, denuncia Osmar Terra
O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), autor do PL 7663 – novo marco antidrogas no Brasil – aprovado na Câmara e em análise no Senado, critica a legislação uruguaia:
– O presidente “Pepe” Mujica, por suas raízes políticas, quer fazer do Uruguai um narcoestado socialista, estatizando a droga. Enquanto isso, nos Estado Unidos, o estado do Colorado virou um narcoestado capitalista, pois liberou o uso recreativo da maconha. Ora, não há uso recreativo de drogas. Todas elas, inclusive a maconha, causam dependência, uma doença crônica sem cura – adverte o parlamentar, médico e ex-secretário da Saúde do Rio Grande do Sul.
Terra lamenta que a proposta do Mujica erre em todos aspectos, por ser impossível sua aplicação:
– A lei diz que cada pessoa poderá cultivar até seis pés de maconha em casa, e cooperativas até 90 pés. E quem vai fiscalizar? Imagine a cena: o fiscal bate à porta de um apartamento em Montevidéu e anuncia: vim ver se aqui tem meia dúzia de pés de maconha! É claro que não haverá controle do Governo e o que vai aumentar tráfico e número de dependentes químicos.
Terra lembra uma contradição do próprio Mujica, ao reconhecer em entrevistas que a maconha faz mal para a saúde e a considera um produto perigoso para a saúde:
– Se o consumo é ruim, porque causa doença crônica incurável, o certo seria diminuir oferta e não aumentá-la como Mujica faz. Estamos diante de um futuro perigoso tanto para o Uruguai como para outros países da América Latina como o Brasil, a nossa juventude será o alvo da plataforma exportadora Uruguaia.