Vacina contra bronquiolite em bebês: Anvisa aprova Abrysvo para gestantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (1º) o registro da vacina Abrysvo, da Pfizer, para prevenir a bronquiolite em bebês.

Hoffmeister Assistência Funeral

A vacina é aplicada em gestantes durante o segundo ou terceiro trimestre, protegendo os recém-nascidos contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da doença.

A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que afeta principalmente crianças pequenas e bebês, podendo levar a internações e até mesmo à morte.

Feira dos Retalhos

A Abrysvo é uma vacina bivalente, composta por dois antígenos da proteína F do VSR, e é administrada em dose única.

Proteção para os bebês

A vacina não é aplicada diretamente nos bebês, mas sim nas mães durante a gestação. Os anticorpos da mãe são passados para o bebê através da placenta, protegendo-o contra o VSR nos primeiros meses de vida, quando ele é mais vulnerável.

Livros Cristãos
Vacina contra bronquiolite em bebês: Anvisa aprova Abrysvo para gestantes

Eficácia e segurança

A Anvisa destaca que a Abrysvo apresentou bons resultados nos estudos clínicos, com alta taxa de efetividade na prevenção da bronquiolite em bebês. Os efeitos colaterais observados foram geralmente leves e transitórios, como dor no local da injeção, dor de cabeça e dor muscular.

Outras vacinas contra o VSR

A Anvisa já havia aprovado a vacina Arexvy, da GlaxoSmithKline, para prevenir doenças causadas pelo VSR em pessoas com 60 anos ou mais. A Abrysvo é a primeira vacina contra o VSR aprovada no Brasil para proteger bebês.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários