Vida & Saúde

Vacinação contra o HPV nas escolas começou nesta segunda-feira

A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começou nesta segunda-feira (10) nas escolas. A 1ª dose da vacina será oferecida na rede de ensino pública e particular do Rio Grande do Sul, para meninas de 11 a 13 anos. A segunda dose deverá ser aplicada dentro de seis meses e a terceira daqui a cinco anos. O objetivo é imunizar cerca de 260 mil adolescentes.

O lançamento da campanha ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha, em Porto Alegre, e contou com a participação das secretárias da Saúde, Sandra Fagundes, e de Política para Mulheres, Ariane Leitão. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve representada pela assessora responsável pela saúde escolar, Maribel Guterres.

O vírus HPV é uma das principais causas do câncer do colo de útero, um dos tipos de maior incidência entre as mulheres. Em 2012, de acordo com os dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade, foram registrados 305 óbitos por câncer de colo uterino no Rio Grande do Sul.

Para receber a vacina basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identidade. Os pais que recusarem a imunização deverão assinar o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, que será distribuído nas escolas.

Comentários

Comentários